Com dois times brasileiros na disputa, o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta quarta-feira (14), em Antalaya, na Turquia. Além do atual campeão Vakifbank, da Turquia, o torneio tem na disputa outro turco, o Eczacibasi, o italiano Conegliano, o Kuanysh, do Cazaquistão, e os brasileiros Dentil Praia Clube e Itambé Minas.
Para a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), duas brasileiras estão entre os destaques dos elencos que entram na competição: Thaísa e Carol, a Carolana. A ponteira Gabi, que atua pelo Vakifbank e foi eleita MVP da última Champions League, ficou de fora da lista.
Segundo a FIVB, o Mundial de Clubes é a oportunidade da central Thaísa, do Gerdau Minas, bicampeã olímpica, voltar a atuar em um nível internacional após se aposentar da seleção brasileira em 2020.
"Thaisa é uma verdadeira lenda do Mundial de Clubes", escreveu a entidade. "Ela coleciona cinco medalhas, incluindo ouro em 2012 e 2016, as quatro primeiras com o brasileiro Osasco e a última com o time turco Eczacibasi em 2016. Ela também chegou ao Dream Team em 2014 e liderou o ranking das melhores pontas em três edições do torneio", destacou a federação.
Em relação à Carol, central do Dentil Praia Clube, a federação chamou atenção para o fato de que ela foi eleita a melhor central no Mundial e na Liga das Nações, com a seleção brasileira. Além disso, é, atualmente, a melhor bloqueadora da Superliga.
"Na história do Mundial de Clubes, Carol já esteve duas vezes na seleção do torneio, em 2013 e 2015. Sua longa lista de títulos individuais inclui ainda um prêmio de MVP no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 2016. A estrela de 31 anos joga pelo Dentil Praia Clube desde 2018, conquistando um título continental em 2021, além de três pratas", escreveu a federação internacional
"No entanto, ela ainda não conseguiu subir ao pódio do Campeonato Mundial de Clubes com sua atual equipe, como fez em 2013 como jogadora do Unilever Volei Rio de Janeiro, quando foi vice-campeã. No geral, Carol é quatro vezes campeã continental, quatro vezes campeã nacional, duas vezes campeã nacional e seis vezes vencedora da Supercopa do Brasil", afirmou a FIVB, relembrando os principais destaques da carreira de sucesso de Carolana.
Além das brasileiras, a FIVB também destacou outras quatro atletas: Paola Egonu, do Vakifbank, Isabelle Haak, do Conegliano, Lora Kitipova, do Kuanysh e Boskovic, do Eczacibasi, eleita MVP do último Campeonato Mundial de seleções, com a Sérvia.
Veja a tabela completa do Mundial de Clubes de vôlei feminino. Os jogos terão transmissão da ESPN.