Lorena Rezende tem só 16 anos e vestiu a camisa do Mackenzie Cia. do Terno no Campeonato Mineiro de Vôlei adulto ao longo dos últimos três dias. Em meio a jogadoras veteranas, tanto do mesmo lado quanto do outro lado da quadra, a jovem se destacou pela sua habilidade, e chamou atenção dos fãs da modalidade.
Natural de Uberlândia, a garota chegou no tradicional clube belo-horizontino há dois anos e vem se destacando dentro de sua categoria e até meio a grupos de idade superior. No Campeonato Mineiro adulto, foi escolhida pelo técnico Gabriel Leite para ser titular nas três partidas. Para ela, é uma oportunidade dos sonhos para toda menina que ainda joga voleibol na base.
“Para mim é uma experiência muito boa poder jogar com atletas de alto nível assim, evoluir na minha carreira e ter mais oportunidade e visibilidade. Acredito que este é o sonho de grande parte das atletas da base, ter esse tipo de oportunidade que estou tendo. Para mim, ainda mais, é muito significativo jogar pelo Mackenzie, clube que voltou ao Mineiro agora. Estamos jogando para nos preparar para a Superliga B, que nosso maior objetivo agora subir para a Superliga A", contou Lorena.
Na partida contra o Gerdau Minas, na qual o Mackenzie Cia. do Terno fez jogo duro e venceu um set, Lorena chamou atenção também nas redes sociais, virando destaque em comentários. Além disso, a comparação inevitável com o fenômeno Gabi Guimarães, atual capitã da seleção brasileira e uma das melhores ponteiras do mundo, que também começou sua carreira no Mackenzie. Para a jovem Lorena, a grande "Gabizinha" é sua maior inspiração. E a altura das duas, inclusive, é a mesma (1,80m).
"Me inspiro demais na Gabizinha. Claro que tem a ver com a história dela, de ter começado no Mackenzie, mas ela é uma jogadora incrível. Tudo nela é de se admirar", falou a jogadora.
Lorena Lopes, ponteira do Mackenzie Cia do Terno (a número 09), tem apenas 16 anos e está jogando muito bem contra o Gerdau Minas. Ela é da base da equipe 👏 #MineiroNoWebVolei
— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) October 30, 2023
E a experiência será muito valiosa para o futuro na carreira, mesmo com as dificuldades de ser tão jovem no time adulto. "É muito difícil para mim, porque é um jogo muito acelerado e diferente e as profissionais têm uma visão de jogo muito diferente, mas estou aprendendo aos poucos e com certeza essa experiência vai agregar muito", completou.
DNA de formação de atletas
Entre muitas coisas, o clube Mackenzie é conhecido por ser um dos maiores formadores de atletas de alto rendimento de Minas Gerais. Somente no vôlei, grandes nomes da modalidade deram seus primeiros passos no clube da região centro-sul da capital mineira, como a própria Gabi, Carol, Erika Coimbra, Suelen e a bicampeã olímpica Sheilla.
Para o técnico Gabriel Leite, essa história é o diferencial do Mackenzie e algo para se ostentar com orgulho. O comandante também falou sobre a atleta Lorena, e destacou seu crescimento nos últimos anos.
"Todo mundo sabe do histórico do Mackenzie de formar grandes atletas. A Lorena é uma menina que está conosco há 2 anos, acabou de completar 16 e tem muito potencial. Ela já se destaca na idade dela e na acima. Já foi campeã brasileira jogando na categoria acima, por exemplo. Ela aproveita muito a oportunidade de jogar no adulto", analisou Gabriel.
"Sabemos que é muito difícil uma menina dessa idade jogar no alto nível e ela tem, entre suas dificuldades, conseguido manter o nível e auxiliar o time. Fico feliz demais de ver que o Mackenzie continua com essa história de formar atletas, e todos os técnicos que passaram por aqui, junto da diretoria, formaram muitos. Estou aqui há 4 anos e fico muito feliz de poder também contribuir para essa história", concluiu.
Ao final do Campeonato Mineiro, o Mackenzie agora tem cerca de três meses para se preparar para a Superliga B, liga de acesso à elite do vôlei nacional. Retornar à Superliga A tem sido o maior objetivo do elenco adulto do Mackenzie nas últimas duas temporadas.