A primeira semana de Liga das Nações para a seleção masculina de vôlei não foi como esperado, mas o Brasil teve tempo para colocar a cabeça no lugar e ir atrás da recuperação na competição. Jogando em Brasília, os brasileiros terminaram a primeira semana com duas vitórias e duas derrotas, e embarcaram para a Bulgária em oitavo lugar, no limite para a classificação para a fase final.
Contra a China, amargou derrota por 3 sets a 0 na primeira vez na história em que os chineses venceram os brasileiros. Após o resultado, o Brasil perdeu o primeiro lugar no ranking mundial pela primeira vez em 20 anos.
Em busca de voltar a vencer na próxima semana, o Brasil tem um caminho complicado pela frente. Na sequência, os comandado por Renan Dal Zotto enfrentam a Polônia, atual bicampeã mundial, a Sérvia, o Irã, campeão asiático, e a Bulgária, que joga em casa. A boa notícia é que o treinador, de volta à sua disposição, os ponteiros Leal e Lucarelli, que não participaram da primeira semana devido a lesões.
Analisando a semana, o comandante brasileiro garante que o time precisa pensar em um jogo de cada vez para voltar a vencer.
"São quatro adversários fortíssimos. A Polônia é uma equipe muito competitiva, independentemente da formação que está em quadra. É uma das candidatas ao título de qualquer competição. Será uma partida muito equilibrada, decidida nos detalhes. A Sérvia vem se renovando, mas está com veteranos que conhecemos bem. São atletas que jogam as principais competições do mundo, competitivos e experientes. Já o Irã passa por uma reformulação, mas não perde as características de jogar com velocidade, defender bem, e ter um saque que sempre traz dificuldade. A Bulgária é outro adversário duríssimo, que agride muito no saque e no bloqueio. Joga em casa e terá a torcida toda a favor em um ginásio que certamente estará lotado. Temos que pensar um jogo por vez. Cada vitória conta muito", analisou.
Bruninho, capitão da seleção brasileira, compartilha a mesma visão do treinador sobre a semana difícil, mas garante que o Brasil seguirá correndo atrás das vitórias.
"Temos uma semana muito difícil pela frente. Já começamos com a Polônia, uma equipe tradicional, das mais fortes do mundo. Todos os times que enfrentaremos são tradicionais. O mais importante é a nossa evolução, nosso crescimento, pensar em nosso time neste processo de construção. Queremos alcançar as vitórias, que são muito importantes para nossa classificação”, afirmou o campeão olímpico.
Além de Leal e Lucarelli, o Brasil viajou para a Bulgária com os levantadores Bruninho e Cachopa, os irmãos Alan e Darlan, opostos, os centrais Isac, Lucão, Flávio e Leandro (Aracaju), os líberos Thales e Maique e Rodriguinho e Adriano completando o time dos ponteiros.
Tabela do Brasil na Liga das Nações em Sofia (Bulgária)
22/06 – 11h: Brasil x Polônia
23/06 – 1-h30: Brasil x Sérvia
24/06 – 10h30: Brasil x Irã
26/06 – 14h: Brasil x Bulgária