Um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 1500 pessoas na Turquia e na Síria, na madrugada de segunda-feira (6), em horário local. Em decorrência da tragédia, a Federação Turca de Vôlei (TVF) anunciou a suspensão de todas as atividades por tempo indeterminado.
Em nota, a entidade anunciou que "Devido ao terremoto que afetou Kahramanmaraş, Hatay, Kilis, Gaziantep, Adana, Osmaniye, Diyarbakır, Malatya, Adıyaman e Şanlıurfa e muitas outras províncias, todas as partidas de vôlei da liga e infraestrutura foram adiadas até novo aviso". Ainda segundo a TVF, novas datas de reposição dos jogos serão anunciadas nos próximos dias.
Segundo um balanço provisório, há cerca de 50 mil feridos e os trabalhos de resgate continuam, A tragédia preocupou torcedores brasileiros, que acompanham as jogadoras do nosso país que atuam na Turquia, como as ponteiras Gabi (Vakifbank) e Ana Cristina (Fenerbahçe), a levantadora Macris (Fenerbahçe), o ponteiro Renan Purificação (Alanya) e a central Bia (Kuzeyboru).
Algumas delas usaram suas redes sociais para tranquilizar os fãs e afirmarem que estão bem e em segurança. A capitã da seleção brasileira Gabi escreveu, em seu Instagram, que "estamos bem por aqui, mas acompanhando as notícias com muita tristeza e rezando por todos".
Já a central Bia fez um vídeo e relatou os momentos de tensão que viveu no país. "Era cerca de 4 e meia da madrugada, acordei e estava balançando, mas não entendi muito bem o que estava acontecendo. Estava meio perdida. Mandei mensagem nos grupos (de Whatsapp) para ver se estava tudo bem e isso aconteceu de novo, então pediram para a gente sair dos prédios e ir para dentro dos carros".
No relato, ela continua afirmando que na cidade em que mora a sensação de tremor foi mais fraca que no foco do terremoto, mas que no momento em que foi orientada a evacuar o prédio, sentiu medo. Apesar do susto, a medalhista olímpica afirma que passa bem e seguirá atualizando os fãs sobre quaisquer notícias.
O ponteiro Renan Purificação também postou mensagem em suas redes: “Estou escrevendo essa mensagem para tranquilizar a todos. Estou bem, seguro. Vamos rezar pelas pessoas e enviar boas energias para a Turquia”, escreveu o atleta. A levantadora Macris, ex-Minas, fez post em suas redes sociais, pedindo orações para a Turquia.