Vôlei feminino

Mackenzie Cia. do Terno dá primeiro passo em busca do acesso

Nesta segunda-feira (25), time mineiro inicia disputa da série semifinal da Superliga B; se vencer, garante vaga na elite do vôlei

Por Débora Elisa
Publicado em 25 de março de 2024 | 05:20
 
 
 
normal

O Mackenzie Cia. do Terno está a dois passos do retorno à Superliga. Nesta segunda-feira (25), o elenco mineiro dá início à disputa das semifinais da Superliga B, em busca do acesso para a elite do vôlei nacional. Às 21h, o clube encara o Curitiba Vôlei, no Círculo Militar do Paraná, no primeiro confronto da série 'melhor de três'. O segundo jogo da série será na quinta-feira (28), às 18h30, em Belo Horizonte.

Classificado para os playoffs na liderança isolada, o Mackenzie Cia. do Terno 'sobrou' em quadra nesta temporada. Foram 11 jogos disputados e 10 vitórias. A única derrota veio justamente na rodada de encerramento, contra o Abel Moda Vôlei, terceiro colocado na tabela e recém-rebaixado no ano passado.

Para o técnico Gabriel Leite, uma das principais características do elenco está nas jogadoras experientes, que auxiliam as mais novas a crescerem e ganharem mais rodagem. “Nosso grupo é muito forte com uma mescla de atletas experientes com passagens pela seleção brasileira, atletas da nossa categoria de base e até atletas ainda em formação. Temos qualidade suficiente para manter um time equilibrado, em que o nível não caia com a troca de atletas durante os jogos”, comentou o treinador.

Uma dessas atletas é a campeã olímpica e tetracampeã da Superliga Sassá, que se juntou ao Mackenzie após o Campeonato Mineiro para a disputa da liga nacional. “No dia a dia a gente tem essa troca de vivências entre as atletas mais experientes e as atletas mais novas. Então, elas entram com gás, motivação e a gente procura também passar um pouco do que a gente viveu, da nossa experiência ao longo da nossa carreira”, analisou a ponteira.

Do outro lado da chave, Recife Vôlei e Abel Moda Vôlei, de Brusque (SC), duelam pela outra vaga na decisão. Os dois times que avançarem para a final conquistam o acesso para a Superliga A da próxima temporada.

A última vez que o time de vôlei feminino profissional do Mackenzie disputou a principal divisão do voleibol nacional foi em 2011, ano que tinha no elenco uma estrela sendo moldada: a ponteira Gabi Guimarães, que hoje é medalhista olímpica e mundial, além de ser capitã da seleção brasileira.

Na temporada passada o Mackenzie resolveu retornar ao vôlei profissional, disputando a Superliga C. O time conquistou o acesso para a Superliga B e ficou na 5ª colocação. Para 23/24, o plano foi reformular o elenco, trazer grandes atletas para compor o grupo e voltar à primeira divisão. Se vencer dois jogos contra o Curitiba, consolida esse objetivo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!