Integrar o elenco da seleção brasileira de vôlei não é nenhuma novidade para o central Lucão, do Sada Cruzeiro, e mais uma vez o craque, campeão olímpico, vai vestir a camisa verde e amarela na carreira. Convocado pelo técnico Bernardinho, o multicampeão treina em Saquarema (RJ), em preparação para a Liga das Nações (VNL). A competição começa em 21 de maio, no Rio de Janeiro, e reunirá algumas das melhores equipes do mundo.
Lucão leva para o elenco uma ampla experiência. Aos 38 anos, tem na bagagem uma infinidade de títulos e competições internacionais. Ainda assim, representar a seleção não virou nada corriqueiro. Para ele, ainda é um grande reconhecimento.
"É sempre uma honra ser lembrado, representar a Seleção Brasileira, estar aqui treinando com esses jogadores incríveis. Um ano olímpico, um ano onde, mais do que nunca, a gente tem que se preparar ao máximo, 100% o tempo inteiro, para conseguir representar bem o Brasil", comentou Lucão, que se recuperou recentemente de uma fratura no dedo da mão esquerda, ocorrida durante a Superliga.
Em 2021, na edição da VNL que precedeu os Jogos Olímpicos de Tóquio, Lucão fez parte da seleção que conseguiu o título inédito. Conhecendo muito bem a competição, ele falou sobre o que espera para a disputa em 2024.
"As expectativas são boas. A gente sabe das dificuldades, sabe da quantidade enorme de equipes que estão lutando pelo mesmo objetivo: primeiro o título da Liga das Nações e depois uma medalha olímpica. A gente não tem tempo para errar. (Temos que estar) 100% nos treinos, na parte física, na parte técnica, para que nada atrapalhe e para podermos estar com bastante confiança em quadra e exercer o nosso melhor. Foco máximo. Ano de Olimpíada é sempre um ano especial", falou o atleta, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O Brasil estreia na Liga das Nações deste ano no dia 21 de maio, no mesmo palco da conquista olímpica de 8 anos atrás. Cuba será o primeiro adversário na frente da torcida brasileira. Confira a tabela completa da VNL clicando aqui.