Campeões continentais

Mundial de clubes de vôlei: dois times confirmados ao lado do Sada Cruzeiro

Torneio está previsto para acontecer na China, no final do ano, com número de equipes ainda a ser confirmado pela FIVB

Por Daniel Ottoni
Publicado em 23 de maio de 2022 | 10:00
 
 
 
normal

Quatro times que estarão no Mundial de clubes de vôlei masculino já são conhecidos. Além do Sada Cruzeiro, atual campeão sul-americano, estão confirmados o Paykan Tehran, do Irã, que venceu o torneio asiático, além do Zaksa, da Polônia, que venceu o Trentino (ITA), neste final de semana, levando a Champions League da modalidade pela segunda vez seguida. O Al-Ahly, do Egito, atual campeão africano, não tem direito a participar, uma vez que a FIVB não abre vagas no Mundial, há alguns anos, para times da África e América Central.

O Mundial está marcado para acontecer no final do ano, provavelmente na China. O local, no entanto, ainda não está confirmado, uma vez que o país ainda conta com severas restrições de acesso por causa do coronavírus. Outra dúvida que existe é sobre o número de participantes, que pode variar entre seis e oito. Um time sediante estará presente para representar o país que vai receber o torneio.

Caso o Mundial tenha oito clubes, uma segunda vaga para a América do Sul pode aparecer, com chances para o Fiat Gerdau Minas, vice-campeão do Sul-Americano.

Bicampeão

O Zaksa, que jogou o Mundial de 2017, também havia vencido a Champions anterior mas preferiu não disputar o Mundial de 2021 em virtude da pandemia de coronavírus.

O torneio intercontinental foi disputado no ginásio Divino Braga, em Betim, terminando com o quarto título do Sada Cruzeiro que teve grande campanha ao vencer Lube Civitanova (ITA) e Trentino (ITA) por 3 a 0. O Trentino entrou na vaga dos poloneses. 

Para conquistar o torneio asiático, o Paykan Tehran, que esteve no Mundial de 2015, contou com reforços pontuais como do francês Earvin Ngapeth e doo holandês Nimir-Abdel AzizX, alguns dos principais jogadores do mundo. O time da capital iraniana venceu, na final, os japoneses do Suntory Birds, que contam com o russo Dmitriy Muserskiy como sua principal estrela. A mesma alternativa do Paykan foi criada por outro grande concorrente no torneio. O também iraniano Shahdab contratou o central Simon, ex-Sada Cruzeiro, para o torneio. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!