O Minas Tênis Clube se prepara para disputar mais um torneio nacional de vôlei, dessa vez, a Superliga B. Com elenco do Sub-21, os garotos irão brigar com elencos mais experientes a partir do dia 21 de janeiro. A estreia é contra o time de Monte Carmelo, que na última temporada - enquanto ainda disputava como Uberlândia - foi 'rebaixado' da Superliga A e voltou a disputar a B.
Não é incomum que clubes busquem formas de desenvolver e revelar novos talentos no vôlei nacional por meio de parcerias ou disputa de torneios de base. O próprio Minas, que defende ter 'DNA formador', é um dos clubes brasileiros que mais revela atletas da modalidade.
No elenco, 18 jovens serão comandados pelo técnico Rodrigo Regattieri, incluindo alguns que estão, inclusive, inscritos na divisão principal, com o Itambé Minas (Arthur Bento, Henrique Meireles, Lucas Machado, Samuel Neufeld, Bryan e o líbero Filipe Baioco).
Na primeira fase da competição, os dez times participantes se enfrentam em turno, assim como na Superliga A. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais e os times campeão e vice conquistam vaga na elite do vôlei nacional.
Neste ano, serão apenas dois times de Minas na Superliga B - Minas e Monte Carmelo. Veja a lista completa de participantes:
Goiás (GO); Manaus (AM); Azulim Gabarito Monte Carmelo (MG); Minas (MG); Aprov Chapecó (SC); Neurologia Ativa (GO); Niterói (RJ); Joinville (SC); Araucária (PR); Vôlei Futuro (SP). No ano passado, Suzano e Araguari Vôlei foram os dois melhores colocados e passaram a disputar a Superliga A. O Rede Cuca Vôlei, terceiro lugar, recebeu convite da CBV após exclusão do Funvic Natal por descumprimento das regras do fairplay financeiro. Goiás foi o segundo rebaixado.