O Sada Cruzeiro segue firme na missão de ser um dos maiores formadores de atletas para o voleibol brasileiro. Yan Patrick, de 16 anos, é um jovem ‘gigante’ de 2,06m de altura, que com apenas seis meses no esporte já chama atenção por, além de seu tamanho, sua habilidade. Inicialmente, Yan sonhava em ser jogador de futebol, mas depois de certa insistência de amigos e familiares, largou o campo pelas quadras e agora parte para a disputa de seu primeiro torneio.
Pela seleção estadual da Bahia, Yan entra na disputa pelo título da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), no sub-18, uma das maiores competições da base do vôlei no país. O torneio da categoria tem início nesta terça-feira (15), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Sobre o seu início no vôlei, Yan destaca a influência do pai, que sempre o levava para assistir às ‘peladas’ que praticava na capital baiana. “Meu pai sempre gostou de jogar vôlei com os amigos perto de casa. Eu costumava ficar ao lado da quadra assistindo, mas meu sonho era ser jogador de futebol. Sempre me falavam que para tentar o voleibol, que teria futuro. Até que um dia, um dos amigos do meu pai falou de um projeto que tinha aulas de vôlei para a minha idade e eu fui. Depois de duas semanas vi que tinha jeito e fui me adaptando”, contou o jovem.
O professor Márcio Sacramento, do projeto Subúrbio 360, comentou sobre os primeiros passos de Yan no esporte e o contato feito com a base do Sada Cruzeiro, clube onde o jovem hoje treina como central. “A altura dele impressionou. Logo depois, o Yan mostrou ter habilidade nos fundamentos. E isso nos deixou animados, porque ele tinha potencial. É um jovem que aprende rápido, coordenado e disciplinado, possui características muito relevantes para se tornar um atleta de alto rendimento. Não pensei duas vezes e indiquei o Yan para a comissão técnica da base do Sada Cruzeiro. Enviei um vídeo dos nossos treinamentos e ele foi aprovado”, comentou o professor Márcio.
E foi em Minas Gerais que o jovem atleta entrou de cabeça na vida de atleta profissional, com uma rotina forte de treinos. Agora, seis meses após seu primeiro treino, Yan fala sobre as expectativas de sua estreia em uma competição oficial.
“O CBS será o meu primeiro torneio oficial. Não tem nem seis meses que comecei a jogar voleibol de verdade, então estou nervoso para estrear. Mesmo com esta ansiedade, mantenho meu foco e vou para a quadra com um desejo enorme de ser campeão”, analisou o jovem.
A estreia de Yan pela seleção da Bahia é nesta terça, às 17h, quando a seleção da Bahia enfrenta a do Alagoas.
Os jogos do CBS têm transmissão gratuita e exclusiva do Canal Vôlei Brasil, pela internet.