A força de Minas Gerais, mostrada nas finais da Superliga masculina e feminina de vôlei, chega novamente a níveis internacionais. Os mesmos times que fizeram a decisão do maior torneio do país e também do Sul-Americano estarão presentes no Mundial de clubes, marcado para acontecer em dezembro, em data a ser definida. A informação deve ser divulgada em breve pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), que fez reunião sobre o assunto nos últimos dias.
Antes já garantidos, Sada Cruzeiro, no masculino e Gerdau Minas, no feminino, terão as companhias dos seus maiores rivais no Mundial. Entre os homens, o Minas estará presente novamente no torneio após participação em 2016. No feminino, o Dentil Praia Clube segue no torneio que contou com sua presença de forma consecutiva desde 2018. Minas e Praia ainda não foram notificados oficialmente. Na história do Mundial, apenas um time brasileiro já venceu o torneio: o Sada Cruzeiro, em quatro oportunidades.
Menos times
A possibilidade de torneio ter oito times também não deve se concretizar, com apenas seis equipes participando: campeão e vice da Champions League, campeão e vice do Sul-Americano, o campeão asiático, além de um representante do país-sede. Assim como aconteceu nos últimos anos, times africanos e da América Central não participam mais do torneio.
A China, que sediaria os dois torneios, preferiu não dar garantias em virtude de restrições que o país ainda sofre por conta do coronavírus. O país segue com o direito de sediar o Mundial por dois anos seguidos quando a situação no país se normalizar.
A FIVB vai abrir um processo de seleção para todas as federações, que podem indicar países interessados em receber a competição. As melhores propostas levam, com os sediantes precisam atender todas as exigências do caderno de encargos.
Participantes
Se todas as informações apuradas pela reportagem se confirmarem, os participantes no masculino serão Sada Cruzeiro, Minas Tênis Clube, Zaksa (POL), Trentino (ITA), Paykan Tehran (IRI), além de um time do país-sede. No feminino, além de Minas e Praia, devem participar Vakifbank (TUR), Conegliano e Kuanysh (KAZ).
Caso o país sediante já tenha um representante, a FIVB vai definir como o sexto time será escolhido. Nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2019 e 2021, o Sada Cruzeiro foi o anfitrião.
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo
-
Hulk marca dois golaços, mas Atlético volta a jogar mal e perde para o Palmeiras no Brasileirão
-
América-MG | Notícias, jogos, classificações e mais