A caminhada da seleção brasileira masculina de vôlei, na Liga das Nações, começa em casa. A partir da próxima quarta-feira, até domingo, o time do técnico Renan dal Zotto faz os primeiros jogos no torneio que é presença certa no calendário anual de seleções.

A Liga das Nações chega, em 2022, a sua 4ª edição, com o Brasil buscando o segundo título após conquista de 2021. Após as três semanas de jogos, os oito primeiros classificados se garantem na fase final, com o Brasil sendo um dos favoritos ao título

Os jogos do Brasil na primeira fase vão acontecer no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, diante de Austrália, Eslovênia, Estados Unidos e China. A VNL, como o torneio também é conhecida, servirá de preparação para o Mundial, que vai acontecer na Polônia e Eslovênia, entre 26 de agosto e 11 de setembro. Antes da estreia, o Brasil realizou dois amistosos contra o Japão, perdendo o primeiro por 3 a 0 antes de vencer o seguinte no tie-break. 

O grupo de treinamento foi sendo formado aos poucos, com atletas que estiveram nas finais da Superliga e atuaram na liga italiana se apresentando posteriormente. Alguns nomes que seguem sendo referências na seleção são do levantador Bruninho, dos centrais Isac e Lucão e dos pontas Lucarelli e Leal. Este último não vai atuar nos primeiros jogos depois de sentir incômodo no joelho, que fez o departamento médico da seleção optar por preservá-lo inicialmente. 

Também estarão presentes jovens e novatos que comemoram o reconhecimento do trabalho e conseguiram, a cada treino, mostrar ao  comandante, toda sua disposição para ganhar uma chance dentro da seleção. Um dos que não terá a chance de jogar será o central Matheus Pinta, do Minas, que se apresentou à seleção lesionado, antes de ser cortado

"Tivemos a oportunidade de trabalhar mais de um mês com estes jovens, foi um período muito proveitoso. Estamos em um momento de transição, que está acontecendo também com outras seleções. Cada dia de treinos é muito importante. A VNL será fundamental para o Mundial, um torneio de extrema relevância. É um ano onde não temos tempo a perder, o foco precisa ser total e estou muito satisfeito com o comportamento do elenco. Vejo aquele brilho no olhar deles, todos querendo muito e este é um ingrediente fundamental pra iremos com tudo", pontua o treinador. Para a primeira semana, a lista de 14 atletas já foi definida com a ausência de Leal, preservado após sentir dores no joelho. 

JOGOS EM CASA E BYE BYE BRASIL

Após jogar a primeira etapa no Brasil, a seleção não volta mais para casa fazendo todos os outros jogos longe do país. "Ganhamos tempo neste começo por não viajar, estar ao lado da torcida também é sempre favorável. Mas sabemos que, depois disso, não paramos mais. Será um mês, quase 40 dias, de viagens. Uma rotina dura e cansativa e sabemos  ser assim e faz parte do processo de crescimento", analisa Dal Zotto.

Confira os jogos da seleção brasileira masculina de vôlei na VNL 2022

Primeira etapa - Brasília (BRA) - 8 a 12 de junho

8/6 – 21h - Brasil x Austrália
9/6 – 21h - Brasil x Eslovênia
11/6 – 15h - Brasil x Estados Unidos
12/6 – 10h - Brasil x China

Segunda semana - Sofia (BUL) - 22 a 26 de junho

22/6 – 11h - Brasil x Polônia
23/6 – 10h30 - Brasil x Sérvia
24/6 – 10h30 - Brasil x Irã
26/6 – 14h - Brasil x Bulgária

Terceira semana - Osaka (JAP) - 6 e 10 de julho

6/7 – 3h40 Brasil x Alemanha
7/7 – 6h - Brasil x Canadá
8/7 – 3h40 Brasil x França
10/7 –  7h10 -Brasil x Japão

Fase final - Bologna (ITA) - 20 a 24 de julho