Sem dúvida o A3 é o modelo mais importante da história da Audi no Brasil desde quando chegou por aqui nas mãos do piloto tricampeão Ayrton Senna, em 1994, e seguiu depois que a VW AG, dona da marca das quatro argolas assumiu a operação. Foi apresentado no Salão de Paris, na França, em 1996 e no ano seguinte lançado no mercado. A metade de todos os carros da Audi vendidos no país são A3, cerca de 90 mil unidades. Por duas ocasiões foi fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, em uma planta compartilhada com a VW, de 1999 a 2004. Em 2015 voltou a ser montado e no fim de dezembro do ano passado teve a produção encerrada, e sua história como modelo nacional interrompida. Totalmente renovado na Europa está volta com as opções de carroceria hatch e sedã e motores turbo 1.4 TFSI (SLine Limited) e 2.0 TFSI (Performance Black), movidos apenas a gasolina.

 

Tudo novo

Esta é quarta geração do modelo que literalmente tomou um banho de loja para enfrentar a acirrada concorrência, principalmente dos concorrentes alemães BMW e Mercedes-Benz, esta ultima preparando a renovação de sua Classe C. Começando pelo design dianteiro que ganhou nova grade octogonal, em preto brilhante, faróis em full lead com DRL que contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série e detalhes no para-choque que remetem ao que se vê nos modelos esportivos S3. O capô ganhou vincos que deixaram o modelo com visual mais encorpado. Na parte traseira são novas as lanternas com formato 3D, recortadas que invadem a tampa do porta-malas. No interior destaque para o descanso de braço em forma de bumerangue e novos puxadores. O painel central tem recorte mais inclinado e a saída de ar, que antes eram circulares, agora são retilíneas.

Dimensões

O novo A3 com a carroceria hatch mede 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura e cresceu pouco mais de três centímetros quando comparado ao antecessor. Altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros seguem as mesmas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. A carroceria sedan cresceu comparada a geração anterior: 4,50 metros de comprimento, largura de 1,82 metros, e altura de 1,43 metros. Para o compartimento de bagagem não houve alteração e mantém com 425 litros.

Por dentro

No interior também tudo foi reformulado, o cockpit está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. Presente nos modelos atuais da marca, o A3 ganha o Audi Virtual Cockpit de 12,3” é de série e complementa as informações para o motorista, além de permitir três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos modelos se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto.

Motor

A versão Performance Black é empurrada pelo motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm – a transmissão que acompanha o conjunto é a S tronic de dupla embreagem de 7 velocidades. Já a edição limitada 1.4 S line Limited recebe o propulsor 1.4 TFSI a gasolina, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 250 Nm, e a transmissão automática tiptronic de oito velocidades. O sistema de suspensão traseira é independente em todas as versões,

Modos de direção

O Audi drive select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção. Da lista de equipamentos fazem parte keyless, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática hands-free.

Segurança

Os opcionais da versão S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente e contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Topo da gama

Além de todos os equipamentos de série do modelo 1.4, a versão com motor 2.0l, traz bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar elétrico panorâmico, sistema de som Audi com 10 alto falantes, capa do retrovisor na cor preta e roda Audi Sport 18” com design exclusivo. O pacote de opcionais inclui sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S line interior, formado por pedaleiras em alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, além da inscrição S line nos bancos esportivos e volante. Os novos Audi A3 já estão disponíveis para teste-drive na rede da marca em todo país. (RC)