No último dia 2, A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os dados de emplacamentos de todos os segmentos automotivos. Segundo os dados nacionais revelados pela entidade, o setor de automóveis e comerciais leves sofreu uma queda de 2,4% nas vendas no mês de agosto (158.514 unidades) em relação a julho (162.392) e no acumulado do ano ainda registra uma alta de 20,71% comparado ao mesmo período de 2020.

Na contra mão do mercado

 Mas nem todas as empresas do setor foram impactadas negativamente no último mês. É o caso da Carbel Volkswagen, concessionária pioneira da marca alemã em Minas Gerais com duas lojas na capital. A empresa teve um crescimento de 173% nas vendas no mês de agosto, quando foram faturados 591 carros em relação ao mês de julho em que foram vendidos 216 veículos. A expectativa é fechar o ano com um volume de vendas muito superior ao do ano passado e também maior que em 2019, ano anterior à pandemia.

Vendas antecipadas

 Segundo o diretor da Carbel Volkswagen, Thiago Maia, entre os fatores que explicam o forte crescimento em agosto foi a estratégia de vendas aliada à retomada das atividades da montadora. “Mesmo diante de desafios impostos pela falta de carros, nossa equipe não se abateu. Pelo contrário. Nosso esforço de vendas foi incrível. Continuamos a vender, mesmo sem o produto para entrega imediata. Quando a montadora retornou da paralisação de julho, tínhamos muitos carros vendidos para faturar”, comenta.

Impacto do novo SUV Taos

 Os números da Carbel Volkswagen também superam os do mercado em outras frentes. No acumulado do ano, a concessionária registrou uma alta de 57% (3.147 unidades) em relação ao mesmo período de 2020, em que foram comercializados 1.994 veículos. O lançamento do novo SUV da Volkswagen, o Taos, também contribuiu para alavancar as vendas da Carbel Volkswagen. “O carro conquistou o consumidor com alta tecnologia, design inovador e potência. A pré-venda se esgotou em apenas 7 minutos. A aposta da montadora foi acertada e é um sucesso”, revela.

Nova loja

Com números animadores, a Carbel Volkswagen também já anunciou um projeto de ampliação com o investimento de R$ 10 milhões em uma nova loja em Belo Horizonte, no bairro Prado. Será a primeira de Minas Gerais com o conceito new brand design (novo design de marca), novo padrão mundial da montadora VW.

Ainda em 2021

A loja, que está em construção, será inaugurada até o final do ano. O projeto mundial alemão é coordenado no Brasil pela arquiteta da Volkswagen Membira Selene Dantas. A arquiteta da Carbel, Angela Pinho também assina o projeto local. O novo empreendimento conta com uma área de 5 mil m² e 25 vagas de estacionamento para clientes. No primeiro andar ficam o showroom e a recepção e no segundo o pulmão da oficina com acesso realizado por elevador de carros