Há mais de três anos, mês após mês, o Chevrolet Ônix encerrava o período como o modelo mais comercializado do mercado brasileiro, um hiato aconteceu em abril, quando o compacto fechou em uma inédita sétima colocação. Mas há uma explicação, a planta industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, está com sua produção interrompida desde março, por falta de semicondutores, e só deve voltar a operar em junho. Mas mesmo nesta situação atípica é preciso reconhecer que o modelo se transformou em um divisor de águas na história recente da General Motors do Brasil.
Wi-Fi nativo
O Ônix está no mercado dos compactos desde 2012 e entre todas suas façanhas, a maior delas, sem dúvida, foi destronar um líder com mais de décadas de liderança. Só o fato de desbancar a hegemonia do Volkswagen Gol, já o credencia em inscrever seu nome, em relevo, como importante produto da história recente de nossa indústria. E para manter em alta a procura pelo modelo a Chevrolet adotou para a versão topo de gama, a Première, nova central multimídia de 8 polegadas, que traz embarcado o conhecido sistema MyLink, com conexão w-fi nativa.
Por dentro
Como se trata da versão topo de gama da linha Ônix, o acabamento é mais esmerado quando comparado aos demais modelos. O destaque fica para as duas tonalidades de cor do painel e das portas, que mistura o caramelo e o preto, na unidade avaliada por SUPER MOTOR. Mas ainda que exista uma textura diferenciada, o plástico duro está presente por toda cabine. De boa pegada, o volante multifuncional é revestido e conta com ajuste de distância e altura, o que facilita encontrar a melhor posição para dirigir. Quadro de instrumentos completo com computador de bordo, e a boa novidade na linha 2022 é a nova tela, com um belo visual e de operação intuitiva, sem dificuldades para acessar as funcionalidades. As manobras de estacionamento são facilitadas pela câmera de ré com ampla visualização e boa definição. O porta mala comporta 291 litros de capacidade.
Conexão direta
A linha 2022 agora não requer fio para conexão que pode fazer o espelhamento pelos sistemas Android Auto e Car Play. O OnStar, que é um tipo de assistente pessoal permite monitorar o veículo à distância, travar ou destravar as portas pelo celular, reservar restaurantes, marcar horário no salão de beleza, se informar das notícias do dia. O ar condicionado digital tem comandos renovados, tendo logo abaixo o slot para recarga sem fio de smartphones. Os bancos em couro são confortáveis e se ajustam bem ao corpo. A versão Premiere vem equipada com bloco de 1.0 litro, turbo e 116 cavalos de potência e apenas a caixa automática de seis velocidades está disponível. Um salve para a direção elétrica assistida, que facilita manobras e deixa a condução muito prazerosa. No conjunto motor e transmissão o modelo de maior valor agregado da linha, segue com a mesma boa e confiável dirigibilidade dos demais irmãos da mesma família. (RC)