Um dos principais fatores de segurança para o motorista é a visibilidade. E, nessa tarefa de perceber tudo o que está em torno do seu veículo no trânsito, os retrovisores são grandes aliados. Porém, quando não estão regulados corretamente, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar o risco de acidentes, especialmente em mudanças de faixa.

A forma mais comum de se regular o retrovisor é ajustar de forma que o horizonte se fique no centro do espelho e que seja possível visualizar uma parte do veículo. Mas saiba que essa parte que você visualiza do seu carro pode ser a que falta para você ver uma moto se aproximando, por exemplo.

Ajuste correto

Por isso, a regulagem adequada do espelho retrovisor externo é aquela em que se centraliza o horizonte e se ajusta o espelho de forma que o próprio carro não chegue a ser visto ou que apenas a maçaneta seja refletida no espelho. Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas, com o tempo, você percebe que esse ajuste aumenta a visibilidade e reduz a área de ponto cego. 

Retrovisor interno deve enquadrar o vidro traseiro ao máximo 

Um estudo realizado pelo Cesvi Brasil identificou que quando se regula o espelho externo com 20% de sua área coberta pelo carro (ou seja, visualizando a lateral do veículo em mais de um quinto do espelho), a área visível do trânsito pode ser 40% menor no retrovisor do lado esquerdo e 34% no do lado direito, em comparação com a regulagem recomendada. Essa perda de área de visibilidade pode acabar resultando em um acidente.