Mal entramos em 2019 e o Ford EcoSport já começou a ser vendido em fevereiro como linha 2020. A maior novidade foi a estreia do SUV sem o estepe pendurado na tampa traseira do modelo. A Ford resolveu testar a aceitação dessa mudança no visual do carro apenas na versão Titanium, a segunda mais cara do EcoSport, que custa R$ 103.890.
O visual mais limpo e sóbrio do SUV divide opiniões, mas, ao que parece, essa história de pneu pendurado do lado de fora do carro ficou démodé de vez no Brasil. O EcoSport é o último dos moicanos, digamos. Vale lembrar que, na Europa e nos EUA, o modelo já tinha essa “novidade” há anos.
Por dentro, o EcoSport Titanium convence. Oferece um bom nível de acabamento e de tecnologia com equipamentos acima da média para o segmento. Entre os itens da versão, destaque para a central multimídia com tela flutuante, sensor de ponto cego e de tráfego cruzado e os sete airbags, entre outros.
Tudo por espaço
Para não ocupar muito espaço no porta-malas já não muito grande do EcoSport (com 356 L), a Ford resolveu adotar os pneus runflat na versão Titanium, o que é um jogo de perde e ganha.
Se por um lado eles oferecem a vantagem de rodar mesmo furados ou rasgados a uma velocidade máxima de 80 km/h, por outro custam até 40% a mais que o pneus radiais comuns.
Além disso, o conserto, na maioria das vezes, não é viável − ou seja, furou, tem que trocar por um novo. O runflat Michelin ZP que equipa o carro tem preço sugerido de R$ 899 nas concessionárias da Ford ou em revendas de pneus.
Desempenho diferente
Fora isso, o EcoSport Titanium 2020 perdeu o motor 2.0 flex de 176 cv, agora exclusivo do EcoSport Storm 4x4, o top de linha (R$ 108.390). Com o motor 1.5 flex, de três cilindros, de 137 cv e 16,2 kgfm de torque, sente-se uma boa diferença de desempenho, sobretudo com o carro pesado. Apesar disso, ele combina muito bem com o câmbio automático de seis marchas da Ford.
O SUV compacto se dá bem mesmo é na cidade. Sem o estepe na traseira, o carro ficou mais fácil de estacionar. Afinal, perdeu 21 cm de comprimento. Para ajudar ainda mais há sensores de estacionamento e câmera de ré com um recurso bem legal de zoom no para-choque traseiro.