É preciso reconhecer que a Ford sabe bem criar carros esportivos. Desde a fundação da marca, em 1903, verdadeiros ícones chegaram ao mercado, como o Thunderbird, o Mustang e o GT – sem contar, claro, todos os outros que foram concebidos pelas colaborações que teve com Cosworth, Lola, Shelby e também McLaren.
No Brasil, este legado vem se mantendo em alta. No ano passado, foi a vez do ícone, mito, pony car, indomável, lenda ou qualquer dos muitos adjetivos que qualificam este verdadeiro objeto de desejo, o Ford Mustang.
E não ficou por aí. Em abril, chegou ao mercado o Edge ST, o primeiro modelo da linha Sport Technologies da Ford a ser vendido no Brasil, que entrega alta performance, tecnologia e boa lista de equipamentos.
Motorzão V8
No caso do Mustang, o esportivo é empurrado por um potente motor 5.0 V8 aspirado, chamado de “Coyote”, que trabalha em conjunto com um câmbio automático de nada menos que dez marchas. A potência máxima é de 466 cv a 7.000 giros, e o torque chega a 56,7 kgfm a 4.600 rpm. Da imobilidade aos 100 km/h, são precisos meros quatro segundos.
Recheado de equipamentos, o Mustang GT Premium conta com oito airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de fadiga do motorista, alerta de ponto-cego, câmara de ré com sensor de obstáculos e diversos recursos de direção semiautônoma, como farol alto automático, sensor de chuva e de luminosidade, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de monitoramento de faixa, alerta de colisão e sistema de detecção de pedestres, capaz de acionar os freios.
Além do recurso de “fritada” dos pneus traseiros, o Mustang possibilita ao motorista escolher o quão forte será o ronco do motorzão do esportivo. Destaque também para os seis modos de condução predefinidos, Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag (arrancada) e Molhado, que calibram automaticamente câmbio, direção, acelerador, suspensão e freios para cada uma das situações.
Um SUV SUV com o melhor de dois mundos
A proposta do Edge ST é diferenciada dentro do segmento e reúne o melhor de dois mundos: a potência e tecnologia de um autêntico esportivo com o conforto, espaço e segurança de um SUV.
Maior utilitário-esportivo que a Ford vende no Brasil, o Edge ST chegou ao país importado do Canadá por R$ 299 mil. Ele é o primeiro SUV desenvolvido pela Ford Performance –, e é equipado com o V6 mais potente da categoria: o 2.7 EcoBoost, biturbo, especialmente calibrado para gerar até 335 cv e 53,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Com tração integral nas quatro rodas, o grandalhão da Ford vem com freios de alta performance e suspensão esportiva.
O modelo também é luxuoso. Os bancos dianteiros revestidos em couro, por exemplo, têm ajuste elétrico e contam com sistema de aquecimento e resfriamento. O teto solar panorâmico é outro show à parte, fora o sistema de carregador sem fio de celular e a central Sync 3 com duas telas de DVD para os passageiros de trás, câmera dianteira de 180° e outros itens.
US$ 11 bi para os eletrificados
No início deste ano, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a Ford anunciou um investimento de US$ 11 bilhões até 2022 para a produção de novos modelos eletrificados.
Um deles, com lançamento mundial previsto para 2020, será um SUV elétrico de alta performance, com visual inspirado no Mustang, e autonomia da bateria estimada em 600 km.
Na última semana, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a marca do oval azul apresentou a maior linha de veículos elétricos já lançada pela Ford no mercado europeu. As novidades incluem o híbrido Puma EcoBoost, os híbridos plug-in Explorer e Tourneo Custom e o Kuga, primeiro modelo da Ford com três versões híbridas.
Agora, todos os veículos de passageiros novos na Europa terão uma opção elétrica ou híbrida. Serão 17 modelos até 2024. Até o fim de 2022, a marca prevê que os modelos elétricos representem mais da metade de suas vendas de veículos de passageiros na Europa. (com Igor Veiga)