Chegar ao topo da liderança é uma tarefa árdua, e seguir sustentado essa posição, por um longo período, é ainda mais difícil, por isso são poucos os exemplos, nesse sentido, que podemos citar dentro do universo das quatro rodas.

É preciso reconhecer que não há outra forma para alcançar esse lugar, tão almejado por todos os fabricantes, a não ser percorrendo uma longa estrada.

Trocadilho à parte, foi assim que a picape Fiat Strada chegou lá e há mais de duas décadas se mantém em primeiro lugar nas vendas de seu segmento. A conquista, por certo, é fruto de muito trabalho, dedicação e, principalmente, visão.

Enxergar atrás da porta

Faz parte do DNA da marca antecipar os anseios do consumidor e entregar o que ele deseja. Isso a destaca e se torna um diferencial, que, ao mesmo tempo em que cativa, fideliza seus milhares de clientes.

A Strada foi a precursora de muitas inovações no mercado, passando pelas configurações de cabine, para os mais variados tipos de aplicação, simples, estendida e com três portas, ou introduzindo o bloqueio eletrônico do diferencial, conhecido como “locker”. A picape sempre se pautou pelo ineditismo.

Mas é preciso seguir avançando, e neste ano uma segunda geração, inteiramente renovada, foi apresentada ao mercado, em duas configurações de carroceria e três de acabamento.

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Nossa conhecida

SuperMotor teve a oportunidade de avaliar e publicar, no portal O Tempo, duas avaliações do modelo. A primeira foi a da conhecida como Cabine Plus, para dois passageiros, na versão de acabamento denonimada Endurance. E, mais recentemente, a versão topo de gama, a Volcano, com cabine dupla de quatro portas. Com esta última, participamos do projeto Marmitada, criado pelo chef Massimo, com apoio logístico da FCA e voltado para distribuição de alimentos em comunidades carentes de Belo Horizonte.

Experiência

As duas matérias estão disponíveis para leitura no portal O Tempo. Agora, um terceiro teste com o lançamento mais importante da FCA/Fiat para este ano nos foi oferecido e prontamente aceito. A vez é de conhecer a versão intermediária, a Freedom, também com carroceria de cabine dupla, que tem proposta de uso para o dia a dia, lazer, prática de esporte, mas, principalmente, voltada para a família. E lá fomos nós.

A vida como ela é

O primeiro passo foi identificar uma família que preenchesse alguns requisitos, como a pretensão de estudar a troca do carro atual por um novo modelo que a atendesse em todas as suas demandas de utilização. E foi assim que chegamos até a família Carvalho, composta por cinco pessoas, que passa a fazer parte de nossa história. Roberto Flávio, de 54 anos, é o pai; a mãe é a digital influencer Cinthia, de 37, que fez questão de frisar que seu nome se escreve com “th”; o rebento mais velho é o universitário Matheus, de 20, que cursa direito na PUC, seguido por Gabriel, de 12, e pelo pequeno Arthur, de 7 anos. Uma família do tamanho da Strada cabine dupla.

Um teste de verdade

Não há como negar que a oferta de lugares oferecidos pela versão de cabine dupla caiu, para eles, como uma luva e contribuiu para que eles topassem fazer um test drive muito diferente do normalmente oferecido pela concessionária. Por três dias, rodaram na Strada e assim, no uso cotidiano, puderam conhecer todas as potencialidades da picape. Por algumas vezes, todos os cinco, juntos, outras, o pai, a mãe e algum dos filhos ou apenas o casal: no período que tiveram com o carro na garagem, experimentaram as mais variadas situações.

Praticidade

Empresário no ramo de representação e comércio de produtos industriais, Roberto Flávio revela que de seu trabalho fazem parte as viagens, carregando equipamentos de pequeno e médio porte, e a nova Strada oferece o espaço de que necessita. Outro ponto que destacou foi o motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. “Achei bem elástico e ágil nas retomadas, se mostrou suficiente para o porte da picape, e percebi a força do conjunto, mesmo em baixas rotações. A direção elétrica ajuda nas manobras e se mostrou estável, mesmo em velocidades maiores”, completa Roberto.

Boa de dirigir

Um teste completo: foi esta a proposta que fizemos à família Carvalho, e assim foi feito. Motorista experiente, como ela se define, a digital influencer, mãe e esposa Cinthia dirigiu a nova Strada e ficou bem impressionada. “Nada me fez lembrar que dirigia uma picape, com caçamba e tudo, me senti em um carro normal e fiquei muito à vontade. Gostei da posição do quadro de instrumentos, com a tela central do computador de bordo, com opção de velocímetro digital. O volante multifuncional também é muito prático e ajuda a manter a atenção no trânsito, muito fácil e simples o acesso aos comandos. Sobre a câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros, como ajuda nas manobras, aprovei” confessa.

Conexão imediata

Para testar a nova central multimídia Uconnect de 7” com Apple CarPlay e Android Auto, que dispensa o uso de fio para conexão, o que é feito por meio do Bluetooth, os pais pediram ajuda “aos universitários”, no caso, o filho mais velho, Matheus. “Muito intuitivo, fácil de acessar e com bastante tecnologia”, elogia o futuro advogado. Já habilitado, o estudante não perdeu a oportunidade de conhecer a nova Strada na prática. E completou: “Gostei da suspensão, que tem ótima calibragem, passei quase sem perceber por alguns buracos, o câmbio tem bons engates, e no geral a picape tem a boa dirigibilidade como um dos pontos altos”, conta à nossa reportagem o jovem, que curte e acompanha o mundo automotivo.

Missão Natal I

Depois das opiniões da família Carvalho sobre a picape, das entrevistas, depoimentos e sessão das fotos, em um bate-papo informal, Roberto Flávio nos disse que, entre outros atributos que estão pesando na decisão favorável de optar pela nova Strada, no momento em que for trocar de carro, existe um motivo em especial. “Somos uma família grande e precisamos de um bom espaço interno, que comporte, com conforto e segurança, todos nós”. Minha esposa é de Natal, Rio Grande do Norte, sua mãe e parentes vivem lá, todo fim do ano fazemos uma epopeia e viajamos cerca de 5.000 km, ida e volta, incluindo os passeios pelas praias da região”.

Missão Natal II

“Ficamos uma média de 20 a 30 dias e precisamos de um carro que leve uma grande quantidade de bagagem. Estamos considerando a nova Fiat Strada cabine dupla para compra e, após realizarmos o test drive, observamos que a picape nos atende bem. É um modelo com bom espaço interno, maior que um hatch compacto, mas não de tamanho exagerado como um sedã médio. Como esta nova geração não traz o pneu sobressalente na caçamba, aumentou bem o espaço e os 844 litros de capacidade, são mais que suficientes para atender o que minha família necessita”, enfatiza o empresário, propenso a levar uma nova Strada cabine dupla para a garagem da família.