Principal estrela da BMW na última edição do Salão do Automóvel de Paris e de São Paulo, no ano passado, a sétima geração do Série 3 acaba de desembarcar no Brasil por R$ 269.950 na versão 330i M Sport, a top de linha, que teve pré-venda iniciada em fevereiro.
A partir de junho, está confirmada a chegada da versão 330i Sport, que parte de R$ 219.950. Por enquanto, ambas configurações serão importadas da Alemanha, mas o renovado sedã deverá ser produzido no Brasil, na planta da BMW em Araquari (SC), a partir do segundo semestre deste ano. Para fazer o novo modelo no Brasil a marca diz ter investido R$ 125 milhões na fábrica catarinense.
O novo Série 3, que estreia simultaneamente também na Europa, foi apresentado nesta sexta-feira (15) em evento restrito à imprensa, no circuito Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Com um design mais nervoso do que nunca, a sétima geração do sedã vem equipada com motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros, que rende 258 cv com 40,8 kgfm de torque, em ambas as versões 330i.
Para todas as configurações do carro, o câmbio é automático de oito marchas (Steptronic) e a tração das rodas é traseira, uma tradição da BMW, mas que vem sendo quebrada ultimamente com a onda dos SUVs e do compartilhamento cada vez maior de plataformas dos modelos. Na versão 330i, o novo Série 3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
Conectado e interativo
Além do novo visual, na versão M Sport, o sedã ganhou uma série de recursos de conectividade e direção semiautônoma. Entre eles a central multimídia que aceita vários comandos por gestos e conta agora com conexão 4G por meio de um cartão SIM de celular, que fica instalado no próprio veículo. Com isso, o carro pode estar sempre conectado à internet permitindo obter informações em tempo real do trânsito e navegar na web.
Outra novidade exclusiva do BMW 330i é o assistente pessoal inteligente, que responde a comandos de voz. Funciona tipo uma Siri do Iphone ou o Assistente do Google nos telefones Android. O motorista diz "Olá, BMW", e o carro interage com ele. A assistente virtual do veículo é capaz de explicar diversas funções do carro, fornecer informações sobre o status do veículo com perguntas do tipo "O nível do óleo está bom?" ou "Quais mensagens de alerta eu tenho?", e ainda receber ordens como por exemplo, aumentar ou diminuir o ar-condicionado na temperatura dita pelo condutor, por exemplo. Para ficar ainda mais divertido, o carro pode ser apelidado e você pode chamá-lo pelo nome.
Oferta de equipamentos
O novo Série 3 sai de fábrica equipado com seis airbags, faróis full-LED, controle de estabilidade e tração, pneus run flat, ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e apoio lombar, além de teto solar elétrico, abertura do porta-malas (de 480 litros) por sensor, rodas de liga leve aro 18, entre outros.
O pacote M Sport acrescenta som da marca Harman-Kardon, head-up display colorido, faróis a laser, fechamento automático do bagageiro, volante revestido em couro e rodas de liga leve aro 19, além do painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e elementos visuais esportivos da BMW, entre outros. Os freios e a suspensão também são da divisão M Sport. Ainda entre os itens de série destacam-se os alertas de colisão e pedestre e a função City Braking, responsável por avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores.
O BMW mais vendido no país
Comercializado no Brasil desde 1990, o Série 3 é o modelo de maior sucesso da BMW no Brasil acumulando mais de 68 mil unidades vendidas. O sedã alemão também foi o primeiro automóvel da BMW a ser produzido no país, na planta da marca que fica em Araquari, no Estado de Santa Catarina. Desde o início de sua operação, cerca de 18 mil unidades do sedã foram produzidas em solo brasileiro.
“O BMW Série 3 é um ícone da marca e vamos continuar a escrever esta história de sucesso com um modelo de design moderno, dinâmico, esportivo e embarcado de tecnologias inéditas para o mercado. Acreditamos que este será um dos principais lançamentos do segmento premium no Brasil em 2019”, destaca Nina Dragone, diretora de marketing e produto da BMW do Brasil.
Carro pode ser vigiado pelo celular
Na versão top de linha (330i M Sport), o sedã conta ainda com um recurso bem diferente que é o Surround View, que exibe imagens do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Com isso, o motorista pode explorar a área ao redor do veículo girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização dos obstáculos, evitando, assim, colisões.
Pelo mesmo sistema, também é possível observar o sedã pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio de um app da BMW, sendo possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.
Nesta opção, o carro vem ainda com piloto automático adaptativo, que segue o carro da frente e freia sem intervenção do motorista, e os sistemas de alerta de mudança de faixa alerta e de tráfego cruzado, que evita acidentes em saídas de garagens ou vagas paralelas.
* O jornalista viajou a convite da BMW