A forma como se deram os fluxos de migração da Itália, bem como sua influência na vida cotidiana de brasileiros e argentinos, é o tema da exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz de até 1º de março de 2020, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.
A mostra exibe mais de 100 imagens e fotografias históricas provenientes de acervos do Museu da Imigração (Arquivo Público de São Paulo), do Museu Histórico Abílio Barreto, do Arquivo Público Mineiro, do Centro Storico Fiat e da FCA Group Argentina. Como numa viagem pelo tempo, cada cena permite que sejam revividos importantes marcos, costumes, objetos, instituições, eventos, estéticas e estilos, referentes às mais diversas épocas.
Com curadoria da jornalista e historiadora Cinthia Reis, a exposição destaca momentos que marcaram a travessia dos italianos para o Brasil e para a Argentina, e tem importante caráter histórico, ao trazer à tona o legado deixado por esse povo em nossa cultura e os desafios enfrentados no percurso.
“Nessa exposição, contamos a história da Fiat e de milhares de italianos que resolveram deixar sua terra natal em busca de uma nova vida nas Américas. Tomamos a liberdade de usar um termo italiano – ‘Percorsi Italiani’ – para descrever esse percurso repleto de idas e vindas que nos fazem reviver a mistura das culturas brasileira, argentina e italiana e as muitas paixões comuns que nós temos – como a arte, a culinária, o futebol e automóveis”, destaca o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira.
Primeiro Fiat 147 a álcool
No que se refere à mobilidade, uma referência, em especial, é feita ao Fiat 147, primeiro modelo da Fiat fabricado no Brasil. Primeiro automóvel do mundo movido a álcool a ser produzido em série, ele ganhou o apelido de “cachacinha” e se tornou um verdadeiro símbolo de tecnologia e inovação.
O lançamento foi realizado em Belo Horizonte, em julho de 1979, no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. O modelo, ainda inédito, inovava ao usar etanol da cana de açúcar – então chamado simplesmente de “álcool” - para superar a crise do petróleo.
A mostra “Percosi Italiani” conta com o primeiro Fiat 147 a álcool. O carro pertence ao Ministério da Fazenda – que se tornou Ministério da Economia – e ainda carrega a sigla MF estampada em sua porta, como forma de identificá-lo como patrimônio do governo.
De cor preta e placa FO-0292, o veículo, hoje mantido e conservado pela equipe de engenharia da FCA em Betim, também foi transformado em uma plataforma de memórias, com a projeção em seu para-brisas de filmes da inauguração da Fiat e da primeira propaganda do Fiat 147.
Serviço
Onde: Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10.
Quando: De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020.
Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita