.Araxá (MG) - A coreana Kia está completando 30 anos de atuação no Brasil e manteve nestas três décadas o mesmo importador, o Grupo Gandini. Para celebrar a data foi patrocinadora master do Brazil Classics Kia Show, o mais tradicional e importante encontro de carros antigos do Brasil, que aconteceu durante o último final de semana na cidade mineira de Araxá. Na ocasião a montadora lançou a quinta geração do modelo que mais vende no país, o Sportage, que foi totalmente repaginado, de ponta a ponta, e ainda ganhou motorização híbrida. Agora, ao lado do Stonic, o SUV é o segundo da marca que se atualiza e entra no universo da eletrificação.

Motorização

O Sportage adota o sistema híbrido leve, que não tem tração elétrica, ou seja, eles dependem totalmente do motor a combustão interna para tracionar. A bateria é carregada automaticamente nas frenagens, utilizando a energia gerada. O modelo coreano é empurrado em suas duas versões pelo motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, de 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m. Em sua quinta geração o SUV ganhou novas tecnologias principalmente voltadas à segurança.

Pacote

Nas duas versões o modelo conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).

Top de linha

Na opção mais cara, a EX Prestige o pacote de segurança do Sportage ainda inclui o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC). O câmbio é automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Equipamentos

O sistema de entretenimento conta com tela flutuante e sensível ao toque de 12,3” e do painel digital de instrumentos programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3”, Supervision Cluster, no centro do painel (ambos na versão EX Prestige), compatíveis com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

De série

O SUV traz ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3”. Destaque para segurança que inclui air bags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo. As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.