Lançada em fevereiro de 2016, a Fiat Toro acaba de atingir em outubro deste ano a histórica marca de 200 mil unidades vendidas no Brasil.

Líder absoluta em vendas no segmento das picapes médias hoje, em pouco tempo o modelo italiano desbancou outras veteranas e consagradas como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger – as atuais maiores rivais de mercado.

Bem à frente

Entre elas, a diferença em volume de vendas é grande. A Toro hoje detém 30% do segmento com 52.794 unidades emplacadas de janeiro a outubro deste ano, seguida de longe pela Hilux, com 19,5% do bolo e um total de 33.549 emplacamentos no mesmo período.

Completa o pódio, a Chevrolet S10, que por anos a fio nadou de braçada no mercado, mas hoje vende menos que a metade da Toro (com 25.849 unidades de janeiro a outubro). 

Mas, afinal, qual o segredo da picape da Fiat? Não é fácil encontrar uma só resposta, mas o que o Super Motor pode dizer é que a Toro Ranch, atual versão top de linha, chama atenção não só pelo visual arrojado da picape, mas também pela pitada extra de exclusividade com acessórios inéditos e um capricho maior no acabamento.

Visual chamativo

A versão repleta de equipamentos de série e sem itens opcionais estreou em agosto de 2018 e hoje é vendida na linha 2020 por R$ 162.990.

O visual externo traz a cor prata lunar nas rodas de liga leve de 18 polegadas, na barra do teto e na parte inferior do para-choque dianteiro. Já retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e o santantônio são cromados. 

A Toro Ranch ainda oferece protetor do vidro traseiro, soleira metálica exclusiva, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível.

Para completar, a versão usa o eficiente conjunto mecânico da Toro Volcano AT9 4x4 (R$ 155.990), com motor Multijet 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e sistema eletrônico de tração 4x4 com marcha reduzida. 

Acabamento destacado

O interior do veículo tem como destaques o exclusivo revestimento dos bancos em couro marrom, com o logotipo “Ranch” gravado nos encostos dianteiros, conferindo refinamento e elegância. 

A marca visual da versão também está presente nos tapetes de carpete, no console central e nas portas dianteiras. Já a cor marrom ainda é vista nos painéis de porta e apoio de braços e na costura da coifa do câmbio, do freio de mão e do volante, que é multifuncional e ajustável em altura e profundidade. 

Picape com conforto de SUV

O Fiat Toro – que é como a marca prefere chamar a picape – é feita sobre a mesma plataforma do Jeep Compass e traz a suspensão traseira independente.

Mesmo com a caçamba vazia, a estabilidade e o conforto a bordo são dignos de elogios. Mas cabe uma ressalva: o espaço no banco traseiro. Passageiros mais altos podem sofrer um pouco para se acomodarem.

 

Mais prática

Curioso é que, apesar de ter medidas mais compactas em relação às concorrentes, a Toro oferece uma ótima capacidade de carga e é capaz de levar até 1 tonelada na caçamba.

Ser menor carrega outra vantagem: encaixar-se em vagas de estacionamento de shoppings e afins fica muito mais fácil. Com menos de duas toneladas de peso e mais leve que as maiores rivais, a picape se mostra bem ágil. 

Motor com boa disposição

Se muitos torcem o nariz para as versões com motor 1.8 flex, de 139 cv e câmbio automático de seis marchas, na Toro Ranch, com o propulsor 2.0 turbodiesel e a transmissão automático de nove velocidades, não há espaço para “mi-mi-mi”.

Com o conjunto, a picape fica bem esperta na pista. Ao volante, o motorista sente a picape ainda mais na mão com “borboletas” atrás do volante para a troca sequencial das marchas. 

Linha 2020 trouxe melhorias 

Na linha 2020, a Toro Ranch recebeu uma necessária atualização. A telinha de apenas cinco polegadas da antiga central multimídia, com botões nas laterais, não combinava nem um pouco com a versão top de linha da picape.

Ela deu lugar a um novo equipamento de entretenimento mais moderno, com tela 100% touchscreen de sete polegadas. Outro ganho, digamos que essencial, foi a compatibilidade com os sistemas de espelhamento de smartphone Android Auto e Apple CarPlay, utilizado por dez entre dez motoristas.

Com isso, nem precisava, mas o equipamento ainda conta agora com navegador GPS integrado com sistema de monitoramento do trânsito em tempo real.

Na Toro Ranch, o painel de instrumentos passou a trazer computador de bordo com tela colorida central de sete polegadas. Essa tela possui animação de boas-vindas, fonte da letra e fundo de tela personalizados para a versão.

Deveria ter mais airbags

A versão oferece ainda ajuste elétrico do banco do motorista com oito posições, refrigeração no porta-objetos do console central e sistema keyless. A partida do motor pode ser dada pelo controle remoto ou por botão, ao lado do volante.

A Toro Ranch também vem com controle de estabilidade e de tração com controle de partida em rampa, mas inexplicavelmente tem só dois airbags, enquanto a versão Volcano 4x4, mais barata, vem com sete bolsas infláveis.

 

 

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