Entre as marcas de luxo, a Porsche foi a última alemã a se render aos SUVs. Quando o Cayenne surgiu, em 2002, com aquele jeitão de 911 vitaminado, o sucesso veio muito mais pelos atributos tradicionais da marca do que pelo resultado estético do projeto.
Agora, o SUV alemão chega a sua terceira geração com todas as lições aprendidas. A marca ainda tem o 911 em alta conta, mas já não faz do cupê sua única referência visual. O Cayenne chega com muita personalidade própria – a ponto até de emprestar um pouco para o menor SUV da fabricante, o Macan.
Principais pontos
O novo Cayenne fez um belo regime, e essa versão V6 baixou das duas toneladas de peso. Isso facilitou ainda mais o trabalho do propulsor 3.0 V6 turbo, de 340 cv de potência.
Para um carro alto e pesado, o Cayenne tem um equilíbrio impressionante. O modelo traz os itens triviais para a classe, como controle de estabilidade e tração e a distribuição contínua de torque entre os dois eixos. Desde a versão de entrada, o Cayenne traz conceitos modernos de controle e auxílio dinâmico, embora os mais refinados, como suspensão a ar e barra estabilizadora ativa, no chamado controle dinâmico de chassi, fiquem para as versões superiores.
A nova geração manteve o visual clássico, com cinco mostradores redondos no painel à frente do condutor. Ali se misturam instrumentos analógicos, como velocímetro, conta-giros e relógio, com telas digitais programáveis, que podem replicar as informações do computador de bordo e do sistema multimídia, além de exibir a velocidade em dígitos.
Solidez e conforto ímpar a bordo
Não dá pena nenhuma enfrentar pisos ruins a bordo de um Cayenne. Isso porque o modelo transmite uma tal a sensação de solidez que deixa a impressão de ser quase indestrutível.
A boa vida a bordo é garantida pelos amplos bancos, com ergonomia eficiente, e pelo generoso espaço interno. A versão mais despojada do Cayenne não traz tanto atrativos, como seria normal em um modelo de luxo, mas tem um sistema multimídia eficiente, com GPS interno, ar de duas zonas de temperatura, isolamento acústico perfeito e uma suspensão primorosa.
Com o Cayenne, a Porsche consegue unir as vantagens de um SUV, como espaço, robustez e porte, com as tradicionais qualidades da marca, como requinte e esportividade.
Ficha técnica
Motor
A gasolina, injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Potência máxima
340 cv disponíveis entre 5.300 e 6.400 rpm
Aceleração
De 0 a 100 km/h em 6 segundos.
Velocidade máxima
245 km/h, limitada eletronicamente.
Pneus
255/55 ZR 19 na frente e 275/50 ZR 19 atrás.
Freios
Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Tanque de combustível
75 L