A Polícia Militar apreendeu, nesta terça-feira (1º), em Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, 12 barras e meia de maconha que seriam de propriedade de um detento do sistema prisional mineiro. Duas mulheres, de 19 e 26 anos, foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A apreensão ocorreu no bairro Ilha, após uma denúncia anônima informar que uma mulher levaria a droga em uma mochila preta, em um táxi, até uma casa na região. O entorpecente seria entregue a outra suspeita, e teria como dono um homem atualmente preso na penitenciária Francisco Floriano de Paula, conhecido por atuar como liderança do tráfico no município e na região.
Militares deslocaram-se até o endereço informado e flagraram o momento em que a mochila era entregue. Com autorização, a equipe realizou buscas no imóvel e encontrou a mochila com as barras de maconha em um baú no quarto. A suspeita que recebeu o material confirmou ter recebido a encomenda, mas preferiu não prestar mais esclarecimentos.
Na sequência, os policiais foram até a residência da outra envolvida e, durante buscas, localizaram uma barra de substância semelhante à cocaína. A mulher afirmou ter recebido dinheiro para buscar os entorpecentes em uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Ela também disse desconhecer o valor da maconha e não revelou quem teria encomendado os materiais, reservando-se ao direito de permanecer calada.
Ambas foram levadas ao hospital da cidade para exames de rotina e, em seguida, apresentadas à delegacia. Os celulares das suspeitas foram apreendidos para apuração, pois podem conter conversas relacionadas ao tráfico.
Durante a ocorrência, a PM constatou ainda que uma das moradoras da casa onde a droga foi entregue é companheira de um preso apontado como braço direito do detento que teria encomendado os entorpecentes. Ela alegou não saber da presença da droga no local.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.