Um jovem de 18 anos, que faz parte da facção Terceiro Comando Puro (TCP), do Rio de Janeiro, foi preso na tarde desta segunda-feira (14) por militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), da Polícia Militar, no aglomerado do Índio, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Além da prisão do suspeito, os militares também apreenderam uma pistola, munições, 17 barras de maconha e uma quantia não especificada em dinheiro. Segundo a Polícia Militar, material estava na casa do rapaz, no bairro Xangri-lá, também na região da Pampulha.

+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok

Os militares realizaram a prisão após receberem informação de que o suspeito estava sob posse de todos os materiais. Localizado no aglomerado do Índio, o homem confessou que faz parte do TCP. Na sequência, os policiais fizeram a apreensão na residência.

O suspeito foi encaminhado para a quarta unidade da Central de Flagrantes, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), localizada no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste de Belo Horizonte.

O que é Terceiro Comando Puro?

O Terceiro Comando Puro é uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro, rivalizando territórios principalmente com o Comando Vermelho (CV). Uma das principais comunidades comandadas pelo TCP é o Complexo de Israel, em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio.

Quem passa pelo local, vê uma Estrela de Davi azul neon instalada no alto de uma caixa d'água. O símbolo representa a crença evangélica que boa parte dos chefes do tráfico da facção se declaram.

De acordo com a teóloga e pastora Vivian Costa, autora do livro "Traficantes Evangélicos – Quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus (2023)", os traficantes no local se veem como "soldados de Jesus" e se autodenominam Tropa de Aarão, referência ao mais velho irmão de Moisés.