Um idoso de 77 anos mobilizou equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último sábado (23/8). Ele teria efetuado disparos de arma de fogo na direção de crianças e, depois, contra policiais.
Inicialmente, a PM foi até o local após moradores relatarem os disparos de arma de fogo na direção das crianças. Quando a equipe chegou ao endereço do suspeito, ele estava sentado ao lado de um cachorro de porte médio. “O que querem aqui? Não põe a cara aqui não, que eu atiro em vocês. Odeio vocês”, teria gritado o idoso aos policiais.
Como o idoso estava agressivo, embriagado, armado e por ameaçar a guarnição, o Bope foi acionado. Um vizinho ligou para a esposa do homem, que relatou também estar na casa com um adolescente de 17 anos, parente do casal, também estava na residência. Um filho do idoso foi chamado para acompanhar a negociação.
Durante quase 3 horas de negociação, várias técnicas foram usadas, mas nenhuma com sucesso. O fato de o idoso estar armado, segundo o Bope, dificultou o diálogo. O adolescente e a companheira do homem foram liberados. Depois disso, o homem atirou seis vezes contra dois núcleos do Bope em um período de 50 minutos. Após o último disparo, o idoso tentou recarregar o revólver calibre 32, momento em que a equipe tática do Bope jogou uma bomba de efeito moral, invadiu a residência e realizou a prisão.
O revólver estava com seis munições deflagradas. Outras sete munições do mesmo calibre foram encontradas em um pote de achocolatado. O idoso foi encaminhado para a UPA de São Joaquim de Bicas e precisou ser intubado devido à sedação dada pela equipe do Samu. Depois, ele foi transferido para um hospital particular de Belo Horizonte sob escolta policial. A ocorrência só foi finalizada na manhã desse domingo (24/8). O idoso responderá por homicídio tentado contra policiais, ameaça, porte ilegal e disparo de arma de fogo.