Os moradores de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, ganharam uma nova ferramenta contra a dengue. Os agentes de endemias da cidade vão usar drones para combater focos do mosquito transmissor da doença. Os testes de voo e o treinamento dos agentes já foram realizados, e no último dia 14 de julho, foi feito um mapeamento em seis bairros.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as áreas selecionadas para o mapeamento aéreo seguiram critérios técnicos, baseados em notificações de casos suspeitos de arboviroses, resultados de ovitrampas (armadilhas usadas para monitorar a presença de mosquitos) e no alto número de imóveis fechados durante as vistorias de rotina.
O drone identifica possíveis criadouros do mosquito, como depósitos de água parada, permitindo que as equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) realizem visitas mais direcionadas.
Ao localizar os focos, os agentes orientam os moradores ou proprietários dos imóveis sobre a eliminação, vedação e/ou remoção de recipientes que acumulam água, prevenindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com Marla de Souza, secretária de saúde do município, "a tecnologia dos drones tem se mostrado uma aliada eficiente no controle das arboviroses, agilizando a identificação de riscos", afirmou.
Até o momento, foram realizados três mapeamentos na cidade, abrangendo os bairros na região central, totalizando 449 hectares sobrevoados. A Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses identificou 953 depósitos com água parada ou potenciais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Doença na cidade
De acordo com o Informe Epidemiológico, divulgado em 07 de julho de 2025, Ribeirão das Neves contabiliza 3.372 casos notificados de dengue, sendo 102 confirmados, 1.647 em investigação e dois óbitos confirmados. Em relação à Chikungunya, foram 270 casos notificados, com 35 confirmações e 132 em investigação. Até o momento, não há registro de casos de Zika no município.
Segundo a Secretaria de Saúde, novas ações já estão previstas para os bairros Veneza, Conjunto Henrique Sapori e em nove bairros da região de Justinópolis, como Menezes, Esperança, Kátia, Céu Anil, entre outros. A secretária de Saúde do município ressalta que os moradores de Ribeirão das Neves precisam fazer sua parte no combate ao mosquito, "a população é incentivada a colaborar, mantendo seus imóveis limpos e livres de possíveis criadouros", finalizou.