O América fez o suficiente para vencer o Patrocinense por 1 a 0, em Patrocínio, na tarde deste domingo (15). O gol marcado por Léo Passos não só rendeu os três pontos, a liderança isolada e a manutenção da invencibilidade do Coelho no ano, mas também a classificação para as semifinais do Estadual com duas rodadas de antecedência, ao chegar a 21 pontos.
Isso porque os resultados da rodada determinaram que o time não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado, o Cruzeiro, que tem 14 pontos restando apenas seis em disputa. Mas, o América não sabe quando vai desfrutar da próxima fase da competição, e até mesmo das rodadas restantes, já que a Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou a paralisação da competição por causa da pandemia de coronavírus.
O jogo
Com a determinação de haver a presença apenas de pessoas diretamente envolvidas com o jogo, como policiais, profissionais da saúde, gandulas, além da imprensa, já que a FMF proibiu a presença de público, o América foi pouco inspirado em campo, mas fez o suficiente para bater o Patrocinense, fora de casa, por 1 a 0.
O gol saiu ainda no primeiro tempo, após Léo Passos roubar a bola do zagueiro Alisson e só parar nas redes do goleiro Luiz Miguel. Com a derrota, o time de Patrocínio permaneceu com 12 pontos, em sexto lugar.
Apesar da determinação da FMF de não haver torcedores em campo, a cada bola perdida pela equipe da casa era possível ouvir algumas reclamações vindas de fora do campo, e não eram do banco de reservas.
Mesmo assim, o Patrocinense só assustou em cruzamentos para a área, contando também com o tempo de bola ruim do goleiro Airton, além de um chute de Jayme, já no apagar das luzes, que quase rendeu o empate.
Por sua vez, com mais qualidade técnica, o América tentou manter a bola no chão e trocar passes, apesar de o gramado não colaborar para isso. Com o gol praticamente achado ainda na primeira etapa, o líder do campeonato se preocupou mais em administrar a vitória do que em ampliar o marcador. O atacante Ademir até fez uma fumaça em campo, mas nada que fosse suficiente para alterar o placar.