O América teve plenas condições de sair pelo menos com um empate do Morumbi na noite desta quinta-feira (28), mas foi menos eficiente que o São Paulo e perdeu por 1 a 0, em confronto válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o time mineiro decidirá a vaga atuando em casa.
Tecnicamente, o nível do jogo foi ruim: se por um lado o São Paulo deteve a maioria da posse de bola, mas a concretização das jogadas era ruim, por outro, o América tinha dificuldade para sair jogando. A maior chance de conseguir um gol foi num pênalti mal batido pelo defensor Iago Maidana, no segundo tempo.
Com este resultado, o Coelho precisa ganhar por no mínimo dois gols de diferença em Belo Horizonte, para avançar à semifinal da milionária competição pela segunda vez na história. Um triunfo por vantagem mínima leva a disputa para os pênaltis — quantidade de gols fora de casa não é mais critério de desempate.
O gol tricolor foi marcado pelo atacante Luciano, aos 34 minutos do primeiro tempo. A volta está marcada para o dia 18 de agosto, também numa quinta-feira. Partida será às 21h, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
O jogo
Os minutos iniciais já indicavam o que estava por vir: ataque são-paulino contra defesa americana; no entanto, só a posse de bola não estava sendo suficiente para os mandantes, visto que a qualidade nos últimos passes deixava a desejar, e os atacantes Calleri e Luciano não conseguiam finalizar bem.
Por outro lado, o América se defendia como podia, mas na hora de contra-atacar, só tristeza. Aos 33 minutos, os visitantes tiveram uma boa oportunidade para surpreender, mas ela foi desperdiçada: o meia-atacante Matheusinho recebeu a bola sozinho na área, mas ele não conseguiu dominar direito; ela sobrou para Juninho, que bateu para fora.
No lance seguinte, o momento que colocou o fogo que precisava no jogo: o meia do Tricolor Igor Vinicius cruzou da direita para Luciano, que cabeceou no canto do gol de Matheus Cavichioli, abrindo o placar. Depois disso, o Coelho buscou sair mais para o ataque, mas o primeiro tempo ficou na derrota.
A etapa final começou mais aberta. Sem eficiência dos adversários, a equipe alviverde abandonou a tática defensiva e se arriscou mais. O confronto continuou sem grandes perigos nos gols, mas, diferentemente do primeiro tempo, o América ficava mais com a bola.
Aos 14 minutos, Welington chutou forte de fora da área, mas o goleiro americano espalmou. Após uma sequência de substituições de Ceni e Mancini, o lance mais icônico da partida: aos 19 minutos, o goleiro Thiago Couto derrubou o atacante Henrique Almeida na área; na cobrança, o zagueiro Iago Maidana, batedor oficial do clube de BH, partiu lentamente para a bola e bateu fraco e rasteiro, quase no meio do gol, e o arqueiro defendeu.
Após o lance, o América não se abateu e continuou tendo mais a posse e a atacar, deixando os mandantes acuados. No entanto, nenhum dos dois conseguiu balançar mais as redes e o placar permaneceu inalterado. Final, São Paulo 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
O quê: São Paulo x América
Quando: quinta-feira, 28 de julho de 2022, às 20h (de Brasília)
Motivo: ida das quartas de final da Copa do Brasil
Onde: estádio Morumbi, em São Paulo-SP
São Paulo: Thiago Couto; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves (Talles), Igor Gomes (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Nikão) e Welington; Luciano (Galoppo) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
América: Matheus Cavichioli; Iago Maidana, Germán Conti (Lucas Kal) e Éder; Patric (Raúl Cáceres), Juninho, Matheusinho e Marlon (Danilo Avelar); Felipe Azevedo (Pedrinho), Everaldo (Índio Ramirez) e Henrique Almeida. Técnico: Vagner Mancini
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO); Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Gol: Luciano, aos 34' do 1ºT
Cartões amarelos: Igor Gomes, Gabriel, Thiago Couto, Galoppo e Thalles (SAO); Henrique Almeida e Pedrinho (AME)