Série A

Chance de o G-8 do Brasileiro de 2021 se repetir pode salvar o ano do Galo

Em busca do objetivo único de assegurar uma vaga na Libertadores de 2023, ano de inauguração da Arena MRV, Atlético pode contar com uma 'mãozinha' extra dos rivais

Por Igor Veiga
Publicado em 02 de setembro de 2022 | 19:06
 
 
 
normal

Após a eliminação na Copa do Brasil, na Libertadores 2022, e a chance praticamente nula de vencer o Brasileiro, o Atlético persegue um único objetivo na atual temporada: garantir vaga na disputa da Libertadores 2023, ano da inauguração da Arena MRV, o novo estádio do clube.

Salvar o ano não será missão fácil para o Galo. O clube ocupa o 7º lugar na tabela com 36 pontos após 24 rodadas e, segundo o departamento de matemática da UFMG, tem hoje apenas 7,4% de terminar o Brasileirão no G-6.

Qual a chance de G-6 virar G-8?

O que pode dar ânimo extra ao Atlético é a chance crescente de o G-6 da Série A virar G-8, tal como no Campeonato Brasileiro de 2021. Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR, todos hoje no G-6 do Brasileirão, seguem vivos na Libertadores 2022.

Palmeiras ou Furacão já têm vaga assegurada na final. O Flamengo goleou o Vélez por 4 a 0, na Argentina, e deu um largo passo rumo à decisão. Caso uma das três equipes vença a competição, o G-6 do Brasileiro pode virar G-7.

O G-7 pode se transformar em G-8 do Brasileiro uma vez que Corinthians, Fluminense e Flamengo estão nas semifinais da Copa do Brasil, cujo campeão garante vaga automática na Libertadores, abrindo um lugar extra no torneio, via tabela da Série A.

Hoje, dos 4 semifinalistas da Copa do Brasil, só o São Paulo (13º) está fora do atual G-6 do Brasileirão. Além do vice-líder Flamengo, estão entre os 6 primeiros o Fluminense  (3º) e o Corinthians (4º).

Qual foi a pontuação do G-8 em 2021?

No Brasileirão de 2021, como Atlético venceu além da Série A e a Copa do Brasil, o G-6 virou G-7. Como o Palmeiras, 3º colocado, faturou a Libertadores 2021, o Brasileiro teve um G-8. 

Ao fim de 38 rodadas, o América assegurou o 8º lugar do Brasileirão 2021, com 53 pontos, e teve a oportunidade pela primeira vez na história do clube de disputar a fase preliminar da Libertadores. 

Caso o G-8 se repita em 2022 e a régua de pontuação se mantenha em 53 pontos, nas 14 rodadas restantes do Brasileiro, o Atlético precisaria somar mais 17 pontos na tabela para terminar a competição entre os oito primeiros. Em suma, o Galo garantiria uma vaga na pré-Libertadores com 6 vitórias em 14 jogos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!