A Conmebol informou, na tarde deste domingo (11), por meio de nota oficial, que permitirá a volta de público nos jogos de competições internacionais, como Libertadores e Sul-Americana.

A entidade informou que "considera a volta paulatina do público essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, motivo pelo qual, em caso de permissão das autoridades nacionais, está autorizada a volta do público nas competições".

Em que pese a liberação da Conmebol, a situação ainda depende da autorização de autoridades locais e órgãos de saúde dos países.

Os torcedores estão impedidos de ir ao estádio no futebol sul-americano desde março do ano passado, quando começou a pandemia do novo coronavírus. De lá para cá, não houve mudança na situação sobre os públicos no estádio.

O Super.FC consultou ao menos dois dirigentes de clubes que estão nas oitavas de final da Libertadores sobre a decisão da Conmebol. A situação surpreendeu até os próprios clubes.

Os clubes ainda não se organizaram para uma possível volta do público, conforme apurado pela reportagem. Eles discutem a possibilidade de forma interna para depois tentarem liberação das autoridades locais.

 

Belo Horizonte

A prefeitura de Belo Horizonte já avisou que não permitirá a realização de jogos com torcida. "Os números do momento não permitem futebol em Belo Horizonte. Ainda não será agora", disse Jackson Machado, secretário de Saúde de Belo Horizonte e chefe do Comitê de Combate à Covid da capital, em contato com a reportagem de Super.FC.