Da Redação
@superfcoficial
06/09/19
14h52

Boa notícia

Estádio do Galo: reunião do Copam é antecipada

Inicialmente, encontro para debater a Arena MRV estava marcado para 4 de dezembro, mas vai ocorrer em 2 de outubro

Galo sonha com seu novo estádio — Foto: Divulgação
Da Redação | @superfcoficial
06/09/19 - 14h52

O Atlético teve uma boa notícia em relação ao seu estádio nesta sexta-feira (6). Antes prevista para ocorrer em 4 de dezembro, a reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para debater temas relacionados ao licenciamento ambiental da Arena MRV foi antecipada para 2 de outubro.

A expectativa é que o Galo receba o parecer positivo da regularização ambiental para intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP's). O Atlético tenta obter o Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental (Daia) junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF). O Daia é condicionante para obtenção da Licença de Instalação (LI). O clube alvinegro só poderá iniciar as obras de construção de seu estádio depois de ter a LI.

Semana agitada

Antes da boa notícia desta tarde, o Galo teve novidades positivas e negativas nesta semana. Na última quarta-feira (4), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou o Projeto de Lei (PL) 817/2019, que agora será avaliado em plenário. O PL trata da ocupação e do reparcelamento de solo do terreno onde o Atlético pretende construir a Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste da capital mineira. Datado de 29 de julho, o documento foi enviado à Câmara pelo ex-presidente do Galo e atual prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD).

Na última etapa para obtenção do Daia, um dos condicionantes para a ter a Licença de Instalação, o Copam avaliou as APP's.

Para começar a construção, o Atlético precisará realizar uma compensação ambiental por meio da regularização fundiária em área de conservação correspondente a mais que o dobro da vegetação nativa (Mata Atlântica) a ser suprimida. O local escolhido foi um terreno no Parque Nacional da Serra da Gandarela, no município de Rio Acima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Mais cedo no mesmo dia, porém, o Galo teve mais um empecilho para o início das obras de seu estádio. Em reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a conselheira do Copam, Viviane Alves, pediu vistas ao parecer pela regularização ambiental proposta para intervenção em APP's.

Com isso, foi adiada a obtenção do Daia junto ao IEF, que estava prevista para acontecer nesta quarta.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000