Palavra do treinador

Galo: Sampaoli diz que busca alternativas, mas não muda ideia e estilo

Técnico argentino foi questionado sobre sequência ruim do Atlético e falta de variação do time

Por Da Redação
Publicado em 14 de fevereiro de 2021 | 09:00
 
 
 
normal

Nas últimas rodadas, o Atlético, além de perder pontos que não poderia na briga pelo título e acumular decepções, repetiu um filme que tem irritado demais o torcedor. O time tem a posse de bola e joga a partida quase inteira no campo de ataque, mas não consegue criar chances claras de gol e balança pouco a rede do adversário. Enquanto isso, o rival, mesmo tendo a bola em seus pés por muito menos tempo, cria as melhores oportunidades de marcar, leva mais perigo e, quando não vence, arranca um empate. E isso mesmo com o Galo enfrentando equipes fracas, que lutam contra o rebaixamento. Neste sábado (13), por exemplo, o escrete atleticano ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Bahia no Mineirão, e mesmo tendo menos posse, quem ficou mais perto de vencer foram os nordestinos, que acertaram duas bolas na trave e obrigaram o goleiro Everson a fazer pelo menos três boas defesas.

O time atual em nada lembra aquele Atlético avassalador do início do Campeonato Brasileiro. Os adversários, recuados, criam uma enorme dificuldade ao Galo que, sem criatividade, encontra enorme dificuldade em furar os bloqueios rivais e produzir chances claras de gol. As atuações decepcionam, e os resultados mais ainda.

Não à toa, o técnico Jorge Sampaoli foi perguntado sobre o motivo de o Atlético ter essa queda de rendimento e qual a razão de o time não apresentar alternativas para corrigir esses erros e variações de jogo. Em entrevista coletiva, o treinador garantiu buscar alternativas, mas afirmou algo que costuma dizer com regularidade: não mudará seu estilo.

"Buscamos alternativas, mas não mudo minha ideia e meu estilo de atacar sempre e ficar o tempo todo no campo do rival. Isso sempre marcou minha carreira como treinador. Assim, ficamos mais perto da vitória. Temos que trabalhar para que a superioridade que temos seja convertida em gols e vitórias. O futebol tem aspectos emocionais, individuais, de momentos. A sorte nos últimos tempos não está com a gente em jogadas de muita clareza. Está nos faltando consolidar ou convicção para finalizar o domínio. Isso já está ocorrendo há mais tempo", disse o argentino.

Com o péssimo resultado contra o Bahia, o Galo segue no terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, agora quatro pontos atrás do líder Internacional e a três do Flamengo, segundo colocado. Ambos ainda jogam na rodada. Na tarde deste domingo (14), o Inter visita o Vasco, enquanto o Fla recebe o Corinthians. Os dois jogos serão às 16h (de Brasília). Se o Colorado vencer sua partida, os alvinegros ficam de vez de fora da luta pelo título, sem chances de levantar a taça.

O Atlético volta a campo apenas no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!