Retrospecto

Presente em 30 edições de Copa do Brasil, Galo busca sua quinta semifinal

Campeão em 2014, Atlético esteve entre os quatro melhores também em 2000, 2002 e 2016; nesta quinta, pega o Cruzeiro pelas quartas de final

Por Thiago Nogueira
Publicado em 10 de julho de 2019 | 07:00
 
 
 
normal

O Atlético é, ao lado do Vitória, a equipe que mais disputou Copas do Brasil em toda a história. Foram 30 participações, incluindo a edição deste ano. O Galo, porém, sempre teve dificuldades de chegar às fases decisivas do torneio.

Campeão em 2014, o alvinegro esteve na semifinal apenas quatro vezes. Além do ano em que conquistou a taça, ele ficou entre os quatro melhores em 2016, quando terminou em segundo lugar (perdendo a final para o Grêmio), em 2000, eliminado pelo São Paulo, e em 2002, superado pelo Brasiliense.

Amanhã, o Atlético inicia uma nova tentativa de atingir a semi, desta vez, contra o maior rival, o Cruzeiro. O primeiro jogo será realizado no Mineirão, às 20h. Além do aspecto desportivo, a classificação também é importante financeiramente. Desde o ano passado, a Copa do Brasil passou a pagar prêmios milionários às melhores equipes.

A vaga na semifinal deste ano vale R$ 6,7 milhões. Por ter disputado a Libertadores, o Atlético entrou diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil, acumulando até aqui R$ 5,65 milhões.

A principal competição no formato mata-mata do país foi criada em 1989. Desde então, o alvinegro só não conseguiu se classificar para a edição de 1993 (terceiro colocado no Campeonato Mineiro de 1992, o Galo não conseguiu a vaga).

Entre 2001 e 2012, as equipes que disputavam a Libertadores não jogavam a Copa do Brasil por causa da coincidência de datas. Mas, neste período, o Atlético não esteve na competição continental.

Com 16 gols, o atacante Guilherme é o artilheiro atleticano em Copas do Brasil. Do atual elenco, quem tem mais gols é Luan, com seis. Ele é um dos remanescentes do título de 2014, contra o próprio Cruzeiro.

“A cidade novamente vai parar. São duas equipes grandes e de qualidade. O treinador deles é inteligente em mata-mata. Mas vamos com tudo. Temos jogadores que podem decidir. Quando chegar lá dentro, vamos dar tudo”, ressaltou. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!