O Atlético começou a montar dossiê para confirmar o título de Campeão Brasileiro de 1937.O clube está na fase de reunir "provas" da conquista para depois encaminá-las à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em conversa com a reportagem do SUPER.FC, o presidente do Galo, Sérgio Coelho, confirmou que esse documento está em fase de construção pelo clube.
"Estamos fazendo o dossiê, muito bem fundamentado, com materiais da época que provam que nós somos campeões em 1937. Mas ainda não formalizamos esse pedido à CBF, primeiro nós estamos preocupados em fazer esse dossiê para chegar e pedir e com argumentos que eu tenho certeza que a CBF vai deliberar", respondeu Sérgio Coelho , diretamente para a reportagem da rádio SUPER 91,7 FM, no Mineirão, antes do confronto entre América e Galo pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.
Neste sábado (12), a torcida atleticana movimentou as redes sociais especulando que o tão aguardado Tricampeonato Brasileiro do Atlético tinha sido reconhecido pela entidade máxima do futebol.
A conquista pode não estar na memória dos atleticanos mais jovens, mas já foi, inclusive, eternizada no hino do Galo. "Nós somos o Campeão dos Campeões", é um dos trechos da música composta por Vicente Motta em 1969.
Por que Galo foi campeão brasileiro em 1937?
O feito, de reconhecimento nacional, o primeiro do Galo, se refere à Copa dos Campeões de 1937. A competição, à época organizada pela extinta Federação Brasileria de Football (FBF), reuniu os campeões dos torneios municipais e estaduais de 1936, com representantes do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além do Galo, os times que participaram foram: Fluminense (RJ) , Rio Branco (ES), Portuguesa (SP), e Aliança (RJ) e a convidada Liga da Marinha (DF).
O Campeonato Brasileiro começou em 1971, mais antes dele existiram outros Nacionais. Depois do Campeonato dos Campeões do Brasil, uma outra disputa entre clubes interestaduais só veio com a criação da Taça Brasil. Disputada de 1959 a 1968, e com molde semelhante às primeiras Copas do Brasil, a Taça Brasil também contava com a participação de um campeão por Estado.
Mais tarde, em 1967, passou a ser disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão. A competição seguiu até 1970, quando foi substituído pelo primeiro Campeonato Brasileiro em 1971, torneio que teve o Galo campeão justamente neste ano.
Atualizada às 16h35