Com a vitória sobre o Independiente del Valle por 3 a 1, o Atlético manteve a primeira colocação do Grupo D da Copa Libertadores, ao término desta 5ª e penúltima rodada. No entanto, essa posição, que garante o time decidir pelo menos as oitavas de final em casa, ainda não está 100% no "papo".
Faltando um jogo da fase de grupos, o Galo está com 11 pontos, três à frente do Tolima, adversário da próxima quarta-feira (25), no Mineirão. Com isso, basta uma vitória, um empate ou até mesmo uma derrota para ficar em primeiro.
Entenda: caso o time mineiro perca, as duas equipes se igualam em pontos. Como o Atlético está com 5 gols de saldo e o clube colombiano tem 0, o Tolima precisaria vencer por pelo menos 3 gols de diferença para ultrapassar o adversário.
Exemplo: em caso de 2 a 0, o Tolima ficaria com 2 de saldo e o Galo com 3. Em caso de 3 a 0, o Tolima terminaria com 3 de saldo e o Atlético com 2 – mas vamos combinar que é algo improvável de acontecer.
Em jogo disputado em Ibagué, no turno, o clube brasileiro venceu por 2 a 0.
Classificação geral
Almejada pelos clubes que disputam a competição sul-americana, a primeira colocação entre todos que jogam a fase de grupos dá direito ao time decidir as oitavas, as quartas e as semifinais em casa, ou seja, a ida será sempre fora (final é em partida única).
Neste momento, o Galo não consegue mais alcançar o feito, conquistado em 2013, por exemplo, ano do título. Isso porque o Palmeiras, atual campeão, já tem 15, ao vencer todos os 5 jogos até aqui, contra 11 do alvinegro.
O segundo lugar ainda é possível: entre os brasileiros, que jogaram entre si na semifinal de 2021, há o Estudiantes, o River Plate e o Flamengo, que têm 13 pontos cada.