Segunda-feira, 1º de agosto de 2022. O dia após a derrota do Atlético por 3 a 0 para o Internacional e início de um mês que pode decidir os rumos do Galo para o resto da temporada. O agosto do time alvinegro terá decisão na Libertadores e quatro jogos pelo Brasileirão, que podem mostrar se a equipe ainda tem chances de conquistar o título pela segunda vez consecutiva.
Leia mais: Galo junta cacos e coloca foco no Palmeiras, pela Libertadores
No torneio continental, o Galo entra em campo para uma espécie de revanche. Com a eliminação para o Palmeiras na semifinal da Libertadores 2021 ainda entalada, o Atlético quer desbancar o time paulista e avançar. Nesta quarta-feira (3) o time de Cuca faz o primeiro jogo das quartas de final. A bola rola às 21h30 no Mineirão, que estará lotado.
O desafio, porém, é dos grandes. O time de Abel Ferreira conquistou a liderança geral na fase de grupos e ainda mantém 100% de aproveitamento. Só venceu nesta edição da Libertadores até aqui. No Brasileirão, mantém a ponta da tabela com folga, são quatro pontos para o vice-líder Corinthians.
O retrospecto também não é animador. As últimas quatro vezes em que o Atlético encarou o Palmeiras, terminaram empatadas. O último foi um 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, em que a ofensividade alvinegra foi neutralizada pela defesa de Abel. Para o jogo da Libertadores, o Galo precisa encontrar jeitos de superar a retranca palmeirense. O jogo da volta será na quarta (10), no Allianz Parque.
No Brasileiro, o principal adversário já deixou de ser o Palmeiras. Embora a equipe paulista lidere a competição com quatro pontos de folga, o Galo aparece só em sétimo, com dez a menos em relação ao Porco. Com um longo caminho a percorrer, o mês de agosto também será “tudo ou nada” para o Galo na competição de pontos corridos.
Neste mês, o Atlético terá quatro jogos pelo Brasileiro. Primeiro, enfrenta o Athletico-PR pela 21ª rodada, domingo (7), às 19h, no Mineirão. Na rodada seguinte, tem o Coritiba, fora de casa, domingo (14), às 11h. O Goiás é o adversário da 23ª rodada, no Gigante da Pampulha, dia 21 às 19h. O Atlético fecha agosto enfrentando o América, no Independência, às 16h do dia 28.
Leia mais: Galo: Ademir é desfalque certo contra Athletico-PR pelo Brasileirão