A intenção de construir uma arena multiuso em Betim, que possa abrigar eventos e até mesmo receber jogos da Raposa como mandante, se Ronaldo, dono da SAF, assim decidir (a proposta será apresentada ao Fenômeno), vem desde 2018. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15) o prefeito de Betim, Vittorio Medioli,detalhou proposta de parceria público-privada (PPP) para construção dessa arena na cidade, que seria a segunda 100% coberta no Brasil. Mesmo que o Fenômeno não aceite, o estádio será construído, com a participação de outros agentes.

“Vários grupos estiveram em Betim. Amadurecemos a ideia com diálogos e hoje, em especial, temos um investidor Internacional que vê a viabilidade do projeto. A prefeitura já tem o terreno. A proposta foi oferecida, então, ao Cruzeiro. Se o clube aderir, não precisará fazer nenhum investimento. Além disso, poderá explorar direitos comerciais semelhantes aos que o Palmeiras detém hoje em sua arena”, explicou Medioli. 

Segundo Medioli, o Cruzeiro não teria nenhum custo com o projeto. O investidor prevê custo de R$ 450 milhões da obra total, com previsão de conclusão em 24 meses.

O projeto da arena de Betim tem inspiração na Arena da Baixada, do Athletico-PR, em Curitiba, que foi a primeira no Brasil totalmente coberta. O teto da estrutura seria retrátitil, e o gramado, misto, intercalando gramas de tipos naturais e artificiais. Um encontro em Ronaldo e o prefeito de Betim deve acontecer para explicação formal da proposta.

"Daremos garantia real ao investidor de não ter percalços no processo e de ter custo reduzido, diferentemente do que ocorreu em outras situações em Minas Gerais”, finalizou o prefeito.

A arena multiuso estará localizada a cerca de 1,4 quilômetros do shopping Partage, com saída para as BRs 381, 262 e a Via Expressa. O terreno total da Prefeitura de Betim tem dois milhões de metros quadrados. A arena seria construída em um terreno de 100 mil metros quadrados ao lado da Via Expressa e a menos de dez quilômetros de onde está sendo construída a Arena MRV, do Atlético. 

Assista na íntegra o vídeo de apresentação do projeto: