Experiência

'Clube dos 30' fortalecido na Toca

'Velhinhos' do Cruzeiro estão em ponto de bala; próximo desafio é nesta quinta (31), contra o Boa Esporte, em Varginha

Por Josias Pereira
Publicado em 31 de janeiro de 2019 | 08:00
 
 
 
normal

Com sete pontos em três partidas e nenhuma derrota no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira (31), no estádio Melão, em Varginha, às 20h, para encarar o Boa, pela quarta rodada do Estadual. Mais uma oportunidade para dar rodagem a este elenco que, na visão de Thiago Neves, é ainda mais cascudo do que o da última temporada.

“Nosso time do ano passado era bom, mas esse ano está muito melhor e mais cascudo. No ano passado, aprendemos com várias coisas que aconteceram na Libertadores, da forma como nos tiraram. A gente sabe que vai ter que jogar contra arbitragem. Os jogadores que chegaram são rodados, sabem que vai ser assim. Precisamos de todos e, se todos jogarem com a qualidade que têm, sem dúvida a gente vai estar chegando nas cabeças mais uma vez”, garantiu o meia, que não tem presença garantida nesta quinta-feira, mas fez sua primeira partida na temporada no empate com o rival Atlético por 1 a 1.

Grande parte da “casca” dita por Neves se deve à vivência do grupo. No time titular do Cruzeiro que vem jogando atualmente, com a presença de Rafinha, a média de idade é de 32,8 anos.

Maior reforço da temporada e candidato a titular imediato, Rodriguinho é outro do clube dos 30, restando praticamente dois meses para chegar aos 31 anos. No total, 12 atletas do atual grupo celeste possuem uma idade igual ou superior a 30 anos.

“O jogador, hoje em dia, depois que passa dos 30 anos está sempre pronto. Todo mundo acha que tem que apostar nos atletas mais novos, mas a rapaziada que o pessoal fala que são os mais “velhinhos” prova que não é bem assim. Todo mundo se prepara, todo mundo se cuida”, ressalta Thiago Neves.

Em contrapartida, o Cruzeiro conseguiu diminuir a média de idade do elenco, passando de pouco mais de 27 anos em 2018 para 26,7 neste ano.

O rejuvenescimento do Cruzeiro é visível em um setor que será testado nesta quinta-feira: o sistema defensivo. Com Dedé suspenso, Murilo, de 21 anos, deverá ser o titular. Os demais reservas da posição são jogadores jovens. Cacá tem 19 anos, enquanto Fabrício Bruno possui 22.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!