Chegou o dia em que o Cruzeiro poderá mostrar a sua força perante um time que está na elite do futebol nacional, em uma competição da qual está mais do que acostumado a jogar. Equipe encara o Fluminense, às 19h, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã.
Com expectativa de público acima dos 40 mil, sendo 10% deles celestes, quem estiver no estádio poderá presenciar de perto um reencontro marcante: da Raposa com o goleiro Fábio, simplesmente o jogador que mais vestiu a camisa estrelada e é um dos maiores ídolos do clube.
As únicas vezes que o arqueiro enfrentou o time foi quando ainda atuava pelo Vasco, no começo dos anos 2000. Ele não ganhou em nenhuma oportunidade e sofreu gol em todas.
Líder do Campeonato Brasileiro Sèrie B, o Cruzeiro vem de vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta. O maior desfalque para o técnico Paulo Pezzolano é do volante Neto Moura, que já disputou o torneio pelo Mirassol e não pode entrar em campo – Adriano e Filipe Machado podem substituí-lo. No Departamento Médico permanecem o meia Léo Pais e o atacante Jajá, que não deverá voltar tão cedo.
Para chegar a esta fase, o time mineiro passou pelo Sergipe, pelo Tuntum e pelo Remo, em emocionante disputa de pênaltis no Independência. Já o tricolor eliminou apenas o Vila Nova, na terceira fase, já que disputou a Copa Libertadores.
O outro lado
Diferentemente do Cruzeiro, o Fluminense não terá muitos problemas para o duelo desta quinta (23), no Maracanã. Os únicos desfalques do técnico Fernando Diniz serão o zagueiro Luan Freitas, que sofreu lesão no joelho em janeiro, e o lateral-esquerdo Cris Silva, com entorse no joelho direito.
A dupla de zaga deve ser formada por Nino e Manoel, outro ex-jogador que atuou no Cruzeiro. Já na lateral esquerda, o atacante Caio Paulista pode ser improvisado na posição. Diniz já utilizou essa alternativa em algumas partidas do Tricolor nesta temporada.
Desta forma, o Fluminense deve entrar em campo campo com Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Luiz Henrique, Cano e Arias.
Além de Fábio e Manoel, o elenco do Fluminense também conta com outros jogadores que já tiveram passagem no Cruzeiro, como o volante/zagueiro Felipe Melo e os atacantes Willian e Fred.
FICHA TÉCNICA
O quê: Fluminense x Cruzeiro
Quando: quinta-feira, 23 de julho de 2022, às 19h (de Brasília)
Motivo: ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Onde: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Provável Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Paulo Henrique Ganso; Luiz Henrique, Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Willian Oliveira, Adriano (Filipe Machado), Fernando Canesin e Matheus Bidu; Rafa Silva e Edu . Técnico: Paulo Pezzolano
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO); Bruno Raphael Pires (GO) e Fabrício Vilarinho da Silva(GO). VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Rádio Super 91,7 FM, SporTV e Premiere