O Cruzeiro celebra nesta quarta-feira (25), os 29 anos da estreia de Ronaldo Fenômeno com a camisa celeste. O hoje gestor do clube, dono de 90% das ações da SAF, estreou pela Raposa no dia 25 de maio de 1993, em Poços de Caldas, diante da Caldense, quando tinha apenas 16 anos.
 

Como estava próximo de disputar a decisão da Copa do Brasil daquele ano diante do Grêmio, Pinheiro, técnico da equipe na ocasião, optou por poupar a maioria dos titulares, o que 'abriu espaço' para Ronaldo fazer sua estreia entre os profissionais.

Ronaldo não balançou as redes na estreia, mas sofreu a falta que acabaria resultando no gol da vitória de 1 a 0, em cobrança de Ramon Menezes, hoje técnico da seleção brasileira sub-20.

 

Os 2.484 pagantes no estádio Ronaldão não podiam sequer imaginar que estavam presenciando a estreia profissional de um jogador que se tornaria um fenômeno mundial.

Praticamente dois meses depois, já com o técnico Carlos Alberto Torres dirigindo a equipe, Ronaldo se destacou em uma série de amistosos do time principal em Portugal e se firmou como titular e demonstrou toda sua sina de goleador.

Pela Raposa, fez 56 gols em 58 jogos. Em função de seu desempenho com a camisa celeste, acabou convocado para a Copa do Mundo dos EUA de 1994, quando tinha 17 anos. Fez parte do elenco que conquistou o tetra, mas não entrou em campo.

Em agosto de 1994, foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Depois, ainda brilou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e encerrou a carreira no Corinthians, em 2011.