Líder do Campeonato Mineiro com 18 pontos, o Cruzeiro volta a campo neste domingo (20), às 11h, para encarar o Villa Nova, pela oitava rodada do Estadual. Uma vitória sacramenta matematicamente a classificação celeste à fase semifinal, além de fazer com que a Raposa atinja uma sequência de vitórias que não conseguiu registrar no ano passado: cinco triunfos consecutivos. 

A última vez que o time celeste estabeleceu uma série de resultados tão expressiva foi ainda em 2020, quando venceu seis jogos seguidos sob o comando de Enderson Moreira, acumulando três triunfos no Mineiro e três outras vitórias no início daquela Série B, quando o time foi punido com menos seis pontos pela Fifa devido ao não pagamento da dívida referente ao volante Denílson. 

Os tempos são outros para o Cruzeiro, que hoje tem sua SAF administrada pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, garantindo especialmente a estabilidade financeira no que tange ao pagamento de salários, coisa que naquela época de Enderson Moreira e cia. parecia uma realidade bem distante. 

Tendo em vista o confronto contra o Sergipe, já na quarta-feira (23), pela Copa do Brasil, a tendência é que o técnico Paulo Pezzolano siga promovendo um rodízio no elenco. Ele já adiantou que fará alterações para o jogo deste domingo (20). 

"Domingo vão jogar de novo os titulares. Mas vamos trocar o time? Vamos. Temos que saber que se queremos um time intenso, um time agressivo todos os jogos, é um campeonato muito longo e se eu coloco sempre os mesmo 11 jogadores é difícil aguentar a pressão de todo jogo, a intensidade do jogo", explicou o comandante uruguaio. 

Nas sete partidas disputadas pelo Cruzeiro na temporada, Pezzolano não repetiu a escalação em nenhum dos confrontos. Ausentes contra o Uberlândia, o lateral-direito Gabriel Dias, o zagueiro Mateus Silva, o volante Lucas Ventura e o meia Marco Antônio podem voltar a ganhar espaço no fim de semana. 

Outro que também andou sumido da escalação foi Maicon, defensor especulado no Santos. O jogador pode retomar sua condição de titular no time de Pezzolano depois que o comandante uruguaio testou uma dupla de zaga nova formada por Lucas Oliveira e Eduardo Brock. A Raposa ainda aguarda as situações de Sidnei e Vitor Leque, que se recuperam de lesões. O Villa, adversário celeste, conseguiu sua primeira vitória no Mineiro no meio da semana, quando bateu a Caldense por 2 a 0 com gols de Kadu e Renan Mota. A equipe aparece na sétima posição da tabela, agora com oito pontos conquistados. 

Ficha técnica

Cruzeiro x Villa Nova 

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro 2022
Horário: 11h
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte 
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva (FMF)
Auxiliares; Frederico Soares Vilarinho (FMF) e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo (FMF)
Transmissão: O Tempo Sports e rádio Super 91.7 FM

Cruzeiro

Rafael Cabral (Denivys); Gabriel Dias, Maicon, Mateus Silva e Rafael Santos; Lucas Ventura, Felipe Machado e Daniel Jr.; Vitor Roque, Bruno José e Thiago. Técnico: Paulo Pezzolano

Villa Nova 

Glaycon; Danilo Belão, Diego Landis, Kadu e Lucas Hipólito; Wesley, Gustavo Crecci e Renan Mota; Matheus Lima, Thiago Mosquito e Bruninho. Técnico: Bruno Pivetti.