Pais de atletas da ginástica artística feminina e masculina mirim da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão realizando um financiamento coletivo a fim de arrecadar recursos para que os filhos possam disputar o torneio nacional da categoria em Uberlândia e no Mato Grosso. A equipe não tem patrocinadores.

São quatro ginastas da equipe feminina e dois do masculino, que estão nas categorias pré-infantil e infantil, de 9 a 11 anos. O valor é pretendido para custear as despesas previstas como transporte, hospedagem e alimentação. Além dos ginastas, os dois treinadores vão compor a delegação. O torneio nacional será realizado entre 11 a 14 de novembro, enquanto o estadual será entre 19 e 20 de novembro.

Karine Cristinele é mãe de uma das integrantes da equipe e organizadora da vaquinha. Ela conta que a doação vai ajudar os futuros atletas a conquistar o sonho de participar da competição nacional. A meta é arrecadar R$ 17 mil. “Eles foram selecionados para competir, e além da vaquinha estamos fazendo uma rifa, no valor de dois reais. Vendemos no sinal, próximo à Lagoa da Pampulha, para chegar ao valor”, explica Karine.

Kendra, filha de Karine, treina na equipe da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) há cerca de cinco anos, e a mãe relata que não há patrocínio nem para os treinamentos. “A gente nunca teve patrocínio nenhum, e há ainda um valor de mensalidade que algumas de nós pagamos. A minha filha paga valor simbólico, porque estamos sendo condições de arcar com o integral”, conta.

Quem quiser ajudar os ginastas pode acessar o link da vaquinha - que já conta com 73 apoiadores. Até o momento a família arrecadou cerca de R$ 6 mil.