Daniel Ottoni
@dottoni
10/08/20
16h37

Treinos indoor

Triatleta Thiago Vinhal tirou bom proveito da pandemia na Espanha

Atividades dentro de casa, tendo companhia constante do treinador e da esposa, ex-campeã mundial, rendeu maior eficiência da sua atividade diária

thiago vinhal triatleta
Vinhal tem pedalado de 300km a 500km por semana — Foto: BRSK Photos
thiago vinhal triatleta mineiro
Vinhal foi o primeiro negro a disputar o Mundial de Kona entre os profissionais — Foto: BRSK Photos
thiago vinhal triatleta
Vinhal é detentor do melhor tempo de um atleta brasileiro no Mundial de Kona — Foto: CEZAR HEREDIA
thiago vinhal triatleta2
Vinhal foi o primeiro triatleta profissional negro a conquistar uma vaga no Mundial de Ironman — Foto: CEZAR HEREDIA
Daniel Ottoni | @dottoni
10/08/20 - 16h37

As restrições trazidas pela pandemia do coronavírus deram ao triatleta mineiro Thiago Vinhal benefícios que poderiam não aparecer se sua rotina estivesse normalizada. O que fez a diferença a seu favor foi estar em Mallorca, cidade espanhola considerada uma referência para atletas da modalidade pelas suas condições favoráveis. Esta é a quinta vez que Vinhal treina por lá. 

O mineiro precisou se adaptar aos treinos indoor e ao convívio diário com o treinador dinamarquês Frank Jakobsen e sua esposa, campeã mundial de triathlo e PHd em Ciência da Nutrição e Ciência do Esporte. 

"A companhia constante do meu treinador e da sua esposa me fizeram estar em um tipo de 'internato'. Com os treinos indoor, não tive variáveis externas como de vento, trânsito, calor, umidade, frio, etc. Tive melhor controle de dados como batimentos e estímulos, uma realidade que nunca tinha feito antes. Os treinos tornaram-se mais eficientes", compara. 

Foram sete semanas intensas, sempre pensando no momento de poder reencontrar os treinos nas ruas. Os treinos de natação, por exemplo, foram acontecer somente em maio. "Ficava só imaginando quando este momento ia chegar, foi um período difícil, que me deixou mais forte na parte mental e física", afirma. Atualmente, ele encara 25km de natação, de 300km a 500km de bicicleta e de 80km a 100km de corrida por semana. 

Longe do Brasil

Vinhal sabe que, se estivesse no Brasil, a realidade seria outra, com mais distrações e em cenário diferente em termos de estrutura, foco e condição de evoluir. 

"Acho que os brasileiros ainda não entenderam bem esta pandemia. Aqui, o lockdown foi algo real, não este tipo 'tabajara' do Brasil. Não foi algo sugerido, era uma proibição que rendia multa de 1600 euros se você saísse na rua. O povo europeu acata melhor as decisões que influenciam a comunidade, sem discutir e indo além de pensar na sua própria individualidade. Eles priorizam o bem da sociedade e agora estamos desfrutando de momentos que tivemos que passar presos dentro de casa", analisa.

Eu contra eu

Apesar da permissão para treinos outdoor, o calendário da modalidade segue indefinido e sem previsões, trazendo uma nova competição individual e constante. "As provas que tenho pela frente são contra eu mesmo. Quero bater o recorde em uma montanha que temos aqui perto de subí-la pedalando em trinta minutos. Cheguei a fazer 30´50 há duas semanas, estou próximo dessa marca. Algumas provas estão confirmadas, mas creio que serão desmarcadas. O mais importante é sair mais forte desta prova que a vida está nos impondo neste momento", projeta

Embaixador

Além das metas de melhorar seus tempos, Vinhal recebeu a incumbência de ser capitão de novo projeto do Strava, aplicativo que registra dados, tempos e performances de treinos de atletas profissionais e amadores espalhados pelo mundo. O 'Let´s Push' já está disponível para participantes de qualquer parte do planeta e a ideia é desafiar os atletas por meio de metas. 

O foco entre 15 de de julho e 15 de agosto era pedalar 500km no período. Em agosto, serão 1000km e outros 1500km em setembro e outubro. 

Os atletas que completarem os 500 km de ciclismo durante o período do desafio receberão uma badge (símbolo) digital exclusiva para sua coleção do Strava. "É uma forma de motivação em um aplicativo onde se pode ter tempos dos melhores do mundo como referência para quem corre e pedala. Através dele, pode-se desafiar toda essa comunidade, que é fundamental para cada um ir atrás das suas metas. É um orgulho ser capitão deste projeto de uma marca tão conhecida dentro e fora do Brasil e que ajuda a todos os participantes a progredir sempre", completa. 

Conheça melhor Thiago Vinhal

* Primeiro triatleta profissional negro a conquistar uma vaga no Campeonato Mundial de Ironman, em Kona, no Hawaí, em 40 anos de competição.

* 13º Colocado no Mundial de Ironman 2017 e com melhor tempo de um atleta brasileiro na competição.

* Eleito Triatleta do Ano no Brasil pelo MundoTRI (veículo brasileiro mais respeitado no universo do triathlon) em 2017.

Resultados no IM (Iron Man)

2019: IM Brasil 5º lugar | Ironman Malasia 3º lugar
2018: IM Brasil 3º lugar
2017: IM Brasil 5º lugar | IM WC Kona 13º lugar
2016: IM Malasia 2º lugar
2015: IM Fortaleza 3º lugar

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000