F1

Glock surpreende, enquanto Hamilton, Massa e Alonso se mostram competititvos

Redação O Tempo


Publicado em 10 de outubro de 2008 | 13:54
 
 
 
normal

O alemão Timo Glock (Toyota) dominou a segunda sessão de treinos livres do Grande Prêmio do Japão, décima-sexta prova da temporada 2008 de Fórmula 1, seguido pelo espanhol Fernando Alonso (Renault) e pelo britânico Lewis Hamilton, nesta sexta-feira no circuito de Monte Fuji.

O Monte Fuji ficou escondido atrás de espessas nuvens, mas as duas sessões de treinos livres desta sexta-feira foram realizadas sob boas condições atmosféricas, ao contrário do ano passado, quando a capital japonesa foi castigada pelas chuvas no final de semana.

Todas as equipes aproveitaram essas condições para recolher o máximo de informações possíveis sobre a pista seca. Os pilotos deram muitas voltas nas sessões livres. Foram cerca de 30 voltas pela manhã e 40 pela tarde.

Para a alegria da torcida japonesa, foi um carro japonês que conseguiu o melhor tempo da jornada - 1:18.426 -, um Toyota do piloto alemão Timo Glock, que rodava pela primeira vez neste circuito.

"Como era a primeira vez que pilotava aqui, tive que conhecer o circuito, mas só precisei de duas ou três voltas para isso, mas não é uma pista fácil", afirmou o alemão, que deu 81 voltas na pista.

"Durante a segunda sessão me senti melhor e consegui uma boa volta. Foi bom para a equipe fazer o melhor tempo aqui no Japão. Seria bom manter este lugar no fim de semana, mas evidentemente será muito difícil", comentou Glock.

Seu companheiro de equipe, o italiano Jarno Trulli, ficou em posições mais modestas, terminando respectivamente em 15º e 10º nas duas sessões.

O espanhol Fernando Alonso (Renault) fez o segundo melhor tempo, confirmando seu bom momento depois da vitória em Cingapura.

"Podemos dar muitas voltas, e essa era nossa prioridade hoje, para poder avançar nosso programa", assinalou o espanhol bicampeão mundial.

"Os primeiros resultados são alentadores. Vamos agora analisar tudo para podermos melhorar nos treinos classificatórios", acrescentou Alonso, que foi seguido pelo líder da temporada, o britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), e pelo vice-líder Felipe Massa (Ferrari).

Hamilton não está muito tranqüilo, já que Massa, seu rival na luta pelo título, foi o segundo na sessão da manhã (1:19.063) e quarto na da tarde (1:18.491). Em ambas, Massa ficou atrás do líder.

Hamilton fez sua melhor volta em 1:18.910 na primeira sessão e 1:18.463 na segunda.

Os dois estavam satisfeitos com seus resultados.

"Eu gosto muito deste circuito, mas não é fácil. É preciso colocar o carro bem no ponto para se ter o máximo proveito. Hoje não posso me queixar. Encontramos rapidamente o ritmo e me mantive nessa linha", afirmou o piloto da McLaren-Mercedes.

Por sua vez, Massa estava muito motivado. "Os tempos foram muito apertados e poderia ter sido melhor se não tivesse sido bloqueado. Vamos tentar ganhar o máximo de pontos para conseguir o título", disse o brasileiro da Ferrari.

Hamilton está sete pontos à frente de Massa (84-77) na classificação geral e parece contar com uma vantagem a mais no aspecto psicológico. Porém, o duelo pelo título está mais aberto que nunca.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!