Novo finalista

Champions League: qual país colocou mais clubes na final?

Manchester City é mais um a chegar a uma decisão da principal competição de clubes do mundo. Confira quais países tiveram mais finalistas diferentes em toda a história

Por Frederico Jota
Publicado em 04 de maio de 2021 | 18:01
 
 
 
normal

O Manchester City é o primeiro finalista da Champions League 2020/21 e aguarda seu adversário na decisão do dia 29: Chelsea ou Real Madrid jogarão nesta quarta (5), em Londres, para saber quem também vai para Istambul. Se londrinos e madrilhenhos sabem o que é chegar a uma final da Champions, para o City é a primeira vez, o que ajuda a Inglaterra a ampliar uma vantagem histórica: é o país que colocou mais clubes diferentes na final da competição. Com o City, o número chegou a nove. 

Liverpool, Manchester United, Nottingham Forest, Aston Villa e Chelsea foram campeões, enquanto Leeds, Arsenal e Tottenham perderam as decisões que jogaram. Itália e Alemanha tiveram seis finalistas diferentes cada, com três vencedores (Milan, Internazionale, Juventus, Bayern, Dortmund e Hamburgo) e três derrotados cada (Fiorentinha, Roma, Sampdoria, Eintracht Frankfurt, Borussia M'Gladbach e Bayer Leverkusen). Curiosamente, a França vem na sequência, com cinco clubes, um a mais que a Espanha.

A Inglaterra também é o país que tem o maior número de campeões diferentes, cinco, dois a mais que Itália, Alemanha e Holanda (Ajax, PSV e Feyenoord). O City pode ampliar ainda mais essa vantagem.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!