A visita de Milan e Benfica a Belo Horizonte em 1997 é um fato difícil de se repetir. A princípio, pela dificuldade de conciliar os calendários. A temporada do futebol europeu começa normalmente em agosto e só vai terminar em maio do ano seguinte, o que inviabiliza a realização de jogos amistosos no período de férias, quando, na América do Sul, estão a pleno vapor não só as competições continentais como as principais competições nacionais, como é o caso do Brasil.

Em 1997, os clubes estavam se preparando para iniciar a temporada europeia, enquanto o Campeonato Brasileiro ocupava um período bem mais curto no calendário, normalmente sendo disputado no segundo semestre - algo bem diferente do torneio por pontos corridos, que ocupa um pedaço bem maior do ano. Em 1997, o Brasileirão começou no dia 5 de julho e terminou em 21 de dezembro.

Outra questão que afasta os clubes europeus de um retorno a Belo Horizonte é a questão do mercado. Hoje, quando a agenda permite, é muito mais interessante e lucrativo viajar para mercados que são mais consumidores, como o asiático ou o norte-americano, que costumam receber jogos dos gigantes europeus em estádios normalmente lotados. Além disso, o calendário de torneios patrocinados, como, por exemplo, a Emirates Cup, do Arsenal, em Londres, já ocupam dias preciosos desse período.