Gabriel Pazini
25/06/19
17h42

Primeira Liga

Dirigentes falam em união, mas encontro mostra o contrário

Dos 19 clubes que fazem parte da instituição, sete enviaram representantes e cinco sequer compareceram ao encontro

Primeira Liga — Foto: Reprodução/Twitter/Primeira Liga
Gabriel Pazini
25/06/19 - 17h42
A Primeira Liga definiu seus próximos passos nesta terça-feira (25), após reunião na sede do América, no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte. A instituição não vai mais organizar competições e agora buscará "a construção de uma Associação Nacional de Clubes, a fim de trabalhar com foco na unificação das agremiações em busca de melhorias para o futebol brasileiro", segundo nota oficial.
 
A decisão foi motivada especialmente pelo já superlotado e complexo calendário do futebol brasileiro, que impossibilita a existência de novas competições. Além disso, os próprios clubes envolvidos esvaziaram a Primeira Liga nas duas edições disputadas, não utilizando seus principais jogadores, jogando equipes sub-23 e inclusive com alguns treinadores sequer indo aos jogos.
 
Após falhar como torneio tendo a desunião como um dos motivos, a Primeira Liga agora quer justamente a união para conseguir melhorias para os clubes e o futebol brasileiro, como diz o presidente do América e da instituição, Marcus Salum, que viu a reunião desta terça como um "sucesso".
 
No entanto, dos 19 clubes que fazem parte da instituição, cinco (Flamengo, Figueirense, Cruzeiro, Coritiba e Avaí) não compareceram ao encontro desta terça, sendo que a Raposa indicou que iria, mas não foi. Dos 14 presentes, sete enviaram representantes e outros sete tiveram os presidentes presentes, sendo que entre estes, apenas o Grêmio, dos chamados gigantes do futebol brasileiro, teve seu mandatário na reunião.
 
Salum, porém, não reclamou da adesão ao encontro na capital mineira e também evitou falar dos erros do passado. "Eu diria que a reunião de hoje teve adesão de quase 100%. O Flamengo não veio, mas veio o Corinthians no lugar dele. Avaí e Figueirense perderam o voo e o Atlético-GO me solicitou que os representasse. O Cruzeiro me avisou que viria, mas acabou não vindo. Não dá para reclamar da adesão. Já participei de muitas reuniões da Primeira Liga e a de hoje eu acho que foi um sucesso", disse o presidente.
 
"Eu não gostaria de voltar no tempo para criticar o que foi feito antes ou discutir. Eu diria que talvez os clubes ainda não estivessem preparados para fazer a competição na época, em cima de um calendário existente da forma que foi colocada, mas eu prefiro não opinar porque quero olhar para a frente e não para trás", completou.
 
O mandatário da Primeira Liga e do América também rejeitou qualquer comparação entre a instituição e o Clube dos 13. "De forma alguma. O Clube dos 13 era um clube elitista, só para os grandes clubes brasileiros. Essa visão que estamos tendo é para o futebol brasileiro, uma visão muito mais ampla", opinou.
 
Confira a lista de todos os presentes na reunião da Primeira Liga:
 
 
Marcus Vinicius Salum - Presidente América Futebol Clube
 
Claudio Aparecido Canuto – Presidente Londrina Esporte Clube
 
Leonardo de Oliveira – Presidente Paraná Clube
 
Marcelo Penha Ribeiro - Representante Fluminense Football Club
 
Edu Pesce Filho – Representante Grêmio Esportivo Brasil
 
Jaime Dal Farra – Presidente Criciúma Esporte Clube
 
Eduardo Arruda – Representante Ceará Sporting Club
 
Romildo Bolzan – Presidente Grêmio Foot-Ball Alegrense
 
Felipe Dallegrave – Representante Sport Club Internacional
 
Lucas Ottoni - Representante Clube Atlético Mineiro
 
Plínio D. de Nes Filho – Presidente Associação Chapecoense de Futebol
 
Rodrigo Gama Monteiro – Representante Club Athletico Paranaense
 
Ecival Martins – Presidente Vila Nova Futebol Clube
 
Vicente Cândido – Representante Sport Club Corinthians Paulista
Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000