Chance de medalhas

Com brasileiros na disputa, veja a diferença do Skate Park para o Skate Street

Competição começou nesta terça-feira, com brasileiros com chances de medalhas nesta quarta-feira, a partir das 21h

Por José Luiz Júnior
Publicado em 04 de agosto de 2021 | 01:02
 
 
 
normal

Certamente você já viu ou já ouviu falar muito em skate. Especialmente após Rayssa Leal e Kelvin Hoefler conquistarem medalhas de prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esta foi a primeira vez que o skate entrou na lista de modalidades olímpicas. O que, provavelmente, você não sabe é que existem duas categorias de disputa e cada uma delas com suas particularidades. Entenda a diferença entre Skate Street e Skate Park, que começou a ser disputado nesta terça-feira (3) e tem brasileiros em disputa com chances reais de medalha.

O skate surgiu nos Estados Unidos, ao final dos anos 50, após surfistas norte-americanos imitarem as manobras que faziam na água usando rodas e eixos fixados em pranchas de madeira. Estima-se que o equipamento tenha chegado ao Brasil nos anos 60, trazido por filhos de norte-americanos e pelos primeiros brasileiros que estavam começando a surfar no país.

Rayssa Leal, a Fadinha, e Kelvin Hoefler ganharam as primeiras medalhas para o Brasil na categoria Street, que também teve os brasileiros Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Letícia Bufoni e Pamela Rosa.

Já a categoria park começou a ser disputado nesta terça-feira (3), com Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp, no feminino. Nesta quarta-feira (4), entram em ação os brasileiros Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas, todos com petência de medalha para o Brasil. As disputas eliminatórias começam às 21h, com as finais à 0h30.

As diferenças entre as categorias vão desde as formas de pontuação até a pista. Nesta edição de Olimpíada, tanto na Street quanto na Park tem 20 skatistas por categoria (feminino e masculino). As disputas são divididas em eliminatórias e final (com os oito melhores), e com as duas fases acontecendo no mesmo dia.

Qual a diferença?
O Skate park a pista é chamada de oca com uma série de curvas sinuosas,  algumas lembrando tigelas, por isso, são chamadas de "bowls". É como se fosse um "piscinão" também tem elementos como corrimões e as rampas maiores. A pista permite uma variedade de manobras por conta da altura que pode ser atingida. Nesta modalidade, os skatistas realizam três voltas de 45 segundos, somando pontos a cada manobra. A melhor volta conta como a pontuação final. Cinco juízes dão notas de zero a 100 pontos. Todos os competidores são obrigados a usar capacete.

Já o skate street, a pista simula elementos que têm nas ruas das cidades, como corrimões, lombadas, rampas, escadas e vãos. Os atletas devem realizar duas voltas de 45 segundos, com o atleta andando mesmo se cair. Ao fim das apresentações, o skatista tem cinco tentativas de manobra final. Se cair, a nota é zerada. Cinco juízes dão notas de zero a 10 pontos, sendo que a mais alta e a mais baixa são descartadas. O resultado é a média das três restantes. Diferente do park, apenas os competidores menores de idade são obrigados a utilizar capacete.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!