Histórico! Rayssa Leal, com apenas 13 anos, conquistou a medalha de prata para o Brasil no street skate, na madrugada desta segunda (26), e se tornou a atleta brasileira mais jovem da história a faturar uma medalha em Olimpíadas.
Única representante do país na final, já que as campeãs mundiais Letícia Bufoni e Pamela Rosa não conseguiram se classificar, ficando em nono e décimo lugar respectivamente, a "Fadinha" não sentiu a pressão do momento e manteve o bom humor e a leveza durante a disputa.
Natural de Imperatriz (MA), aos 13 anos, Rayssa se tornou a brasileira mais jovem da história a conquistar uma medalha nos jogos olímpicos, o recorde anterior era de Rosângela Santos, bronze no atletismo em Pequim 2008, e a mais jovem representante do país a participar de uma Olimpíadas.
Início de um sonho // Deu tudo certo pic.twitter.com/BQXPd5yUed
— Time Brasil (@timebrasil) July 26, 2021
A PRATA
Na primeira tentativa das duas voltas com o tempo máximo de 45s, Rayssa conquistou uma nota de 2,94. Na segunda, a "Fadinha" aumentou o nível de dificuldade e, mesmo com dois erros, conseguiu um 3,13.
Já nas cinco manobras individuais, Rayssa teve uma variação nas notas. Logo na primeira tentativa, a brasileira não conseguiu completar o truque, mas tinha a tranquilidade de dispensar o zero ao final da somatória.
Ao tentar uma manobra mais arriscada na segunda tentativa, Leal até conseguiu permanecer em pé no skate, mas usou as mãos para se apoiar e, com isso, a nota foi um pouco mais baixa do que seria se a execução fosse completamente limpa, fazendo a representante canarinho obter um 3,91.
Tá lançado o challenge da Fadinha! 😂 #OlimpíadasNaGlobo #SkateNaGlobo pic.twitter.com/4MzSS580vN
— TV Globo em 🏠 (@tvglobo) July 26, 2021
Na terceira etapa, a skatista respondeu a manobra feita pela americana Alexis Sablone e garantiu um 4,21. Na penúltima passagem, Rayssa Leal somou mais 4,66, o que a colocava na prmeira posição naquela altura.
A decisão, então, ficou para a última manobra. Com o erro da duas adversárias que poderiam tirar o pódio da brasileira, a "Fadinha" foi para a pista já com o bronze garantido. Assim como na abertura das manobras, Leal caiu e não alterou a nota final. Com 14.64, Rayssa Leal conquistou a prata na modalidade street.
Momiji Nishiya, japonesa, levou o ouro com 15.26 e Funa Nakayama, também japonesa, completou o pódio, somando 14.49.